Ontem a redação da Página22 foi surpreendida com uma ótima notícia: ganhamos o 18º Prêmio ABRELPE (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais) de Reportagem! A edição de Setembro de 2013, Lixo Zero, foi contemplada com o primeiro lugar na categoria Veículo Impresso (Jornal/Revista). Além disso, por ter obtido a melhor pontuação entre os vencedores das três categorias do prêmio, a edição ganhou o Grand Prix, prêmio máximo do concurso. Os vencedores das outras categorias foram Natália Godoy, da Rádio Bandnews Brasília, com a série “Lixo, do problema à solução”, e Gizelle Mendes, da TV Globo Brasília, autora da série “DF + Limpo”.
O prêmio visa estimular a conscientização e o debate público sobre a questão de resíduos sólidos no Brasil. Em sua 18ª edição, o tema da premiação foi “Novos rumos para a gestão de resíduos no Brasil”. “Foram 69 inscrições e cerca de 200 matérias avaliadas pelos jurados, com destaque para o considerável aumento na produção de séries de reportagens, programas e cadernos especiais focados em questões relacionadas à gestão de resíduos”, declarou o diretor presidente e CEO da ABRELPE, Carlos Silva Filho, ao destacar que participaram do concurso veículos de todas as regiões do País – de 15 Estados e o Distrito Federal.
Com a edição Lixo Zero, a Revista Página22 cumpriu seu papel difusor e abarcou as dimensões econômica, social, política e ambiental da questão de resíduos sólidos. As reportagens discutiram temas pouco comentados pela grande imprensa, como a remuneração de catadores de recicláveis e a necessidade de redesenho de produtos para a diminuição na produção de lixo.
Na opinião da editora de Página22, Amália Safatle, o diferencial de qualidade da edição está na sua construção colaborativa. “Desde a concepção da pauta, aproveitamos a expertise dos pesquisadores do GVces no assunto para gerar um conteúdo diferenciado. A participação direta e indireta de cada um, dando ideias e referências, foi fundamental para este sucesso.”
A premiação coroou com louvor os esforços da revista de garantir acesso à informação de qualidade e à discussão de alto nível sobre as relações tecidas pela de sustentabilidade. Essa é a forma de a Página22, com a ajuda da nossa equipe, colaboradores e principalmente, leitores, contribuir para a construção de um futuro mais sustentável.