Confira os resultados da pesquisa de opinião que a revista fez com seus leitores ao longo de 2013
Este foi um ano especial para Página22. Começamos 2013 com um trabalho intenso de renovação de nosso mailing de leitores em que todos os assinantes antigos foram convidados a se recadastrar e abrimos as assinaturas para o público em geral.
Junto a isso, fizemos uma pesquisa de opinião para desvendar do que mais gosta e o que desagrada nossos leitores. E também para conhece-los melhor. As perguntas eram divididas entre: informações sobre perfil socioeconômico e opinião sobre a publicação. Para esse tema, havia perguntas de múltipla escolha e outras dissertativas, para que todos pudessem soltar o verbo.
Atualmente, nossa tiragem é de 5.500 exemplares, sendo que, até o final de novembro, 4.985 pessoas estavam cadastradas para receber a versão impressa de Página22. Além desses leitores, a revista chega a uma lista VIP de jornalistas e membros da Associação Brasileira de Profissionais em Sustentabilidade (Abraps).
Muito interessante na pesquisa é o olhar que recebemos sobre nosso produto. Como parte de nossa política de transparência, divulgamos os gráficos com resultados e algumas frases que representam a voz de nossos leitores (e estão anônimas para preservar sua privacidade)
Obrigado a todos que disponibilizaram seu tempo para contribuir com a pesquisa e com nosso aprimoramento.
1. O que você mais gosta em Página22?
A maior parte dos leitores afirmou gostar mais da abordagem e da atualidade dos conteúdos. Em espaços para dissertar, alguns disseram que a revista se destaca pela “nova visão” que coloca sobre os temas e pela “abordagem que foge do lugar comum e dá perspectivas ousadas”.
“[Página22] Trata de maneira absolutamente inovadora temas ainda não bem compreendidos, mas fundamentais para o novo modelo de desenvolvimento que precisamos construir para garantir a viabilidade da vida humana no planeta”
“É uma publicação que preenche uma lacuna no mercado. Sendo assim, têm uma importância singular e tem o potencial de gerar mudanças fundamentais nas organizações”
2. Quais os itens preferidos?
Entre as seções que a revista tem, as que mais agradam são as grandes reportagens, as entrevistas e a seção Economia Verde, respectivamente em primeiro, segundo e terceiro lugar. Os artigos opinativos também são bem quistos. Ponto para nossos colunistas, como José Eli da Veiga, Ricardo Abramovay e Ignacy Sachs.
3. O que você menos gosta na revista?
Essa questão não foi acompanhada de itens para múltipla escolha como as outras. Por isso mesmo, foi interessante ler os mais variados comentários. No geral, o item mais citado como problemático foi o design gráfico por possuir poucas imagens e muito texto, com letras miúdas que dificultam a leitura. Outra característica que desagrada os leitores é um regionalismo que “prioriza fontes e temas muito paulistas”. Um dos leitores nos alerta: “[o conteúdo] Precisa evoluir para um olhar mais nacional”.
O recado está dado. Desde que tivemos acesso a esses comentários estamos mais atentos e nacionalizando ao máximo as abordagens. Sobre o layout, aguardem! Em 2014 Página22 trará uma cara nova.
Houve quem reclamasse do acesso à revista impressa, que por vezes demora semanas para chegar no endereço do leitor. Também gostaríamos de ressaltar que desde meados de 2013 mudamos nosso sistema de distribuição e hoje, todas as Página22 são encaminhadas via Correios, em uma tentativa de agilizar e melhorar sua distribuição.
4. O que te motiva a ler Página22?
Ficar por dentro de questões da atualidade também foi destaque entre as razões que motivam o leitor a procurar a revista. A reflexão proporcionada pelos textos foi o segundo item mais votado, apontando que o teor de nosso conteúdo interesse também como fonte de inspiração e formação de opinião.
“A revista aborda temas importantes da atualidade, de forma completa, leve e interessante. Sempre que leio a revista fico motivada para trabalhar para um mundo melhor. São ótimos jornalistas dispostos a mostra as boas novas do mundo. Ao mesmo tempo, contém um caráter crítico que é essencial para uma boa reportagem jornalística”.
Perfil socioeconômico
Gênero e distribuição geográfica
Renda média e área de atuação profissional
Leia mais: Os resultados da pesquisa de opinião realizada em 2011