Artista plástico Eduardo Srur fará intervenção em redes de lanchonetes e conta com crowdfunding para realizar obra
As redes de junk food serão o próximo alvo das intervenções artísticas de Eduardo Srur. O artista, já conhecido por suas obras e instalações pela cidade de São Paulo que provocam e causam questionamentos sobre nossa vida cotidiana, vai agora abordar o tema da alimentação de qualidade.
O objetivo é chamar a atenção e conscientizar as pessoas para os problemas gerados pela indústria de alimentos com baixa qualidade nutricional e grande quantidade de calorias. (leia mais sobre alimentação em nossa edição 81, “Comemos melhor ou pior?”). A intervenção irá acontecer no propício 31 de março, Dia Nacional da Saúde e Nutrição.
Pela primeira vez, o artista está apostando no engajamento do público antes mesmo de fazer sua obra. Por meio de um financiamento coletivo ele está recebendo doações que irão cobrir os custos. As intervenções não serão avisadas e, portanto, não autorizadas previamente pelos locais escolhidos, portanto, ele não divulga muitas informações, mas promete um trabalho provocador e bem humorado Acesse a campanha em no site e assista o vídeo abaixo.
As obras de Srur e a temática da alimentação também estão em cartaz em exposição no SESC Pinheiros, em São Paulo. A partir dessa quarta-feira, 19 de fevereiro, a mostra Food, Reflexões sobre a Mãe Terra, Agricultura e Nutrição traz 16 artistas de vários países que se expressam de diferentes formas sobre o papel da comida em nosso planeta, tão superexplorado pelos homens.
As instalações de Srur já ilustraram uma reportagem de Página22, na edição de agosto em que falamos sobre a crise de representatividade política no Brasil.
Leia mais:
Artista lança Manual de intervenção urbana
Entrevista com Srur sobre arte e ativismo