A cada segundo, 18 mil toneladas de esgoto desaguam na Baía de Guanabara, no estado do Rio de Janeiro, e dessas apenas 6,5 mil passam previamente por estações de tratamento. Chegam também nessas águas, todos os meses, 330 toneladas de lixo não encaminhado a aterros ou à coleta seletiva. Seriam necessários 66 caminhões de lixo para retirar toda essa sujeira. O governo estadual tenta agora remediar a poluição na região, que será a sede das competições aquáticas das Olimpíadas de 2016. Mas ainda há muito trabalho a ser feito.
Esse raio X da situação do Rio de Janeiro faz parte de uma das reportagens do site ContaRio.net, resultado do curso que a Escola de Jornalismo na Alemanha (Jona), da Fundação Konrad Adenauer, realizou no Brasil em fevereiro.
A reportagem de PÁGINA22 esteve presente entre os 14 jornalistas – sete alemães e sete brasileiros – para o treinamento em jornalismo de dados. O site produzido conta, por meio de infográficos, vídeos e fotos, como o Rio é mesmo uma cidade maravilhosa, mas cheia de contrastes e questões na área social que desafiam o poder público, pressionado diante da chegada dos megaeventos esportivos.
Outra reportagem, por exemplo, mostra o aumento exorbitante dos preços da cidade. Um apartamento de dois dormitórios hoje, em Ipanema, está 410% mais caro que quatro anos atrás. Há também videorreportagens em que cariocas contam suas histórias, como é o caso dos moradores da Vila Autódromo, pequena favela na Zona Oeste, que estão sendo despejados para que suas ruas deem lugar às obras do Parque Olímpico.