Você sabe o que é biodiversidade? Há 50% de chance de você saber o conceito corretamente, segundo mostra a pesquisa da União para o Biocomércio Ético (UEBT). Isso porque o Barômetro da Biodiversidade de 2014, divulgado hoje na internet, aponta que os consumidores brasileiros estão entre os que mais se preocupam com a conservação da biodiversidade e que melhor sabem defini-la.
A pesquisa, realizada com 7 mil pessoas da França, Alemanha, Estados Unidos, Reino Unido, Colômbia, Vietnã e Brasil, busca entender de que maneira os consumidores percebem o modo como empresas de alimentos, cosméticos e fármacos se relacionam com a biodiversidade.
Entre os países pesquisados, Brasil, Colômbia e Vietnã saíram na frente quando o assunto é engajamento dos consumidores com a conservação da fauna e da flora. Entre os consumidores brasileiros, por exemplo, 88% acreditam que devem contribuir pessoalmente nesse sentido. Isso implica prestar atenção na origem dos ingredientes naturais dos produtos que adquire.
O mercado de cosméticos aponta bem este comportamento: 96% dos respondentes compram produtos do segmento com ingredientes naturais. “Nos mercados em ascensão, como o Brasil, os consumidores demonstram elevado interesse em ‘abastecimento ético’, ou seja, utilizar os recursos naturais respeitando o ambiente e as comunidades fornecedoras”, afirma o diretor executivo da UEBT, Rik Kutsch Lojenga. Resultados como os do Barômetro têm, portanto, importância estratégica para as empresas que investem nesses lugares.
Falta às marcas do segmento, no entanto, mais transparência sobre a sustentabilidade de sua cadeia de valor, principalmente dos ingredientes naturais. O mesmo relatório mostra que apenas 27 das 100 maiores empresas de cosméticos do mundo publicam informações sobre e documentam suas práticas em relação à cadeia de abastecimento.