A oferta de água nas cidades do estado de São Paulo é um tema em alta principalmente desde o começo do ano, quando a chuva esperada no verão não chegou, e os reservatórios ficaram com baixos níveis do recurso.
Como forma de disseminar mais informação sobre o tema e a gestão da água consumida pelo Brasil afora, a Agência Nacional de Águas (ANA) lançou em junho um canal no YouTube. Com linguagem didática, os vídeos explicam desde conceitos básicos – o que é uma bacia hidrográfica e como é feita a medição do volume de chuvas – até assuntos mais complexos, como a Lei das Águas e como funcionam os Comitês de Bacia. Animações explicam os instrumentos de gestão previstos na Lei das Águas, entre eles, a outorga de direito de uso de recursos hídricos, a cobrança pelo uso e os planos de bacia.
A ideia é que essas informações sejam acessíveis a toda população, por isso são uma boa ferramenta de educação para escolas, professores e até membros dos comitês de bacia que estejam ingressando no assunto agora. Para mais informações sobre a gestão dos recursos hídricos no Brasil, confira a edição 84 de PÁGINA22.