Depois de quatro anos de atividades, a disciplina eletiva Formação Integrada para Sustentabilidade (FIS), oferecida pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces) para os alunos de graduação das escolas da FGV-SP, tornou-se uma referência importante no desenvolvimento de novas ideias formativas no ambiente acadêmico.
O FIS traz uma proposta formativa fundamentada na transdisciplinaridade, que desafia os alunos em dois momentos: o projeto de si mesmo, em que eles refletem sobre sua própria condição, e o projeto referência, em que eles trocam experiências com diferentes comunidades para investigar desafios complexos a cada semestre. Desde 2010, as turmas do FIS já contemplaram desafios como financiamento de grandes obras de infraestrutura no interior do país, políticas públicas em resíduos sólidos e logística reversa, parques tecnológicos de sustentabilidade urbana, apoio à agricultura familiar, e microcrédito e inclusão social.
E para celebrar essa experiência de oito turmas, ex-alunos e membros da equipe do FIS se uniram para criar uma publicação inovadora. A “Obra Livro FIS” visa transmitir o conteúdo, a experiência vivenciada, de forma a possibilitar ao leitor uma aproximação ao espaço tempo, ritmo e modos de articulação do processo formativo vivido por quase 150 graduando da FGV-SP nesses quatro anos de FIS.
A publicação traz registro de depoimentos de empresas parceiras, de alunos e da equipe que concebeu, implementou, acompanhou e avaliou esse processo formativo. A obra também traz os conceitos, visões e metodologia que fundamentaram seus trabalhos.
Além de compartilhar experiências, outro objetivo da Obra Livro FIS é inspirar novos caminhos rumos a uma educação de seu tempo. “Se o pensamento humano não for ampliado, dificilmente vamos chegar a uma situação de desenvolvimento sustentável”, reflete Erica Gallucci, uma das responsáveis pelo desenho e execução do FIS nesses quatro anos de atividade. “Fazer educação para sustentabilidade envolve muitas outras coisas além da simples transmissão de conhecimento. O FIS foi um mergulho principalmente nas questões que provocavam uma mudança no ser, uma mudança de atitude”.
Para tanto, a equipe e os ex-alunos do FIS lançaram nesta terça 29/7 uma campanha de financiamento coletivo no Catarse, que deverá seguir até o dia 07 de setembro. A proposta é levantar R$ 68 mil, que custeará despesas do projeto gráfico e da impressão da Obra Livro, além da produção da campanha de financiamento. Se você tiver interesse em participar e contribuir para a realização da Obra Livro FIS, clique aqui e saiba como ajudar!