POR AMÁLIA SAFATLE
A Adidas, fabricante de artigos esportivos, anunciou um projeto que promete transformar a vida útil dos produtos, batizado de Sport Infinity.
Em vez de jogar suas chuteiras no lixo, consumidores e atletas serão convidados a reinventar e reciclar seus produtos constantemente, informa o comunicado da empresa à imprensa.
Segundo o comunicado, essa tecnologia é possível graças a um material 3D inesgotável a ser lançado nos próximos 3 anos, ainda em estudo pela marca. A ideia é que uma chuteira seja reaproveitada em um outro produto dessa linha, podendo ser reestilizada quantas vezes o consumidor desejar.
O Sport Infinity é um projeto de pesquisa liderado pela Adidas e fundado pela Comissão Europeia (acesse mais detalhes aqui). A iniciativa reunirá cientistas e especialistas acadêmicos, com o objetivo de combinar produtos esportivos com acesso a materiais de outras indústrias. ” Esse projeto fechará o ciclo de sustentabilidade, criando produtos de alta performance que podem ser reciclados”, diz Glenn Bennett, Executive Board Member Global Operations do Grupo Adidas.
A Adidas e a Comissão Europeia iniciaram o projeto em junho de 2015, em parceria com outros nove especialistas da indústria: BASF SE, KISKA GmbH, FILL Gesellschaft m.b.H., Friedrich- Alexander-Universität Erlangen-Nürnberg (FAU), OECHSLER AG, University of Leeds, Centre for Technical Textiles (CTT), Association CETI (Centre Européen des Textiles Innovants), Hypercliq E.E e SportsMethod Ltd.