A partir desta quinta-feira (26/11), a cidade de Florianópolis recebe a 11ª edição da COY – Conferência da Juventude sobre Mudanças Climáticas, encontro que reúne milhares de jovens em todo o mundo para debater as questões mais importantes da agenda de negociação das Conferências do Clima da ONU (COP).
Neste ano decisivo para as negociações internacionais em clima, a COY 11 acontecerá em diversas cidades do mundo simultaneamente – Paris (França), Montreal (Canadá), Antananarivo (Madagascar), Nouméa (Nova Caledônia), Rabat (Marrocos), Abomey Calavi (Benim) e Tóquio (Japão) – com o objetivo de empoderar e engajar os jovens na construção de um futuro mais justo, solidário e cooperativo, além de inserir as demandas intergeracionais nas agendas políticas locais e globais. Esta é a primeira vez que o Brasil recebe uma edição da COY.
Na agenda de discussão e reflexão, a COY 11 Florianópolis terá pontos cruciais para o sucesso do Acordo de Paris: mitigação, adaptação e perdas e danos; financiamento e transparência; desenvolvimento e transferência de tecnologia; e engajamento, educação e empoderamento. As conclusões e demandas que emergirão do encontro na capital catarinense, junto com as das outras sedes da COY 11, servirão de insumo para a construção de um documento global com os anseios da juventude para o mundo na COP 21.
“Este documento será nossa voz na COP e representará nosso compromisso de agir em cada região”, afirma Thaianna Cardoso, coordenadora geral da COY 11 Florianópolis. “A participação e o comprometimento de nós, jovens, com esta causa indica a construção de um futuro melhor para esta e para as próximas gerações e o desejo de um mundo melhor para todos. Este evento será um marco por permitir que nos conectemos com a juventude de diversas regiões do mundo para refletir sobre nossas realidades e propor mudanças possíveis a elas”.
Clique aqui e saiba mais sobre a COY 11.