Qual o papel da juventude brasileira nas discussões sobre as mudanças climáticas? Essa é uma das perguntas que integrantes de diversos movimentos sociais, membros de organizações da sociedade civil e legisladores pretendem abordar durante o Encontro Internacional sobre Clima e Juventude, que será realizado no dia 7 de novembro, em Recife. O evento é o nono da série Diálogos Futuro Sustentável, promovida pelo Instituto Clima e Sociedade (iCS) e pela Embaixada da Alemanha em Brasília, e integra a programação da Conferência Brasileira de Mudanças Climáticas.
Segundo a pesquisa Global Shapers Forum, realizada pelo Fórum Econômico Mundial com mais de 30 mil jovens de 186 países, incluindo o Brasil, a mudança climática e a destruição da natureza foram apontadas como a questão global mais importante por 48% dos entrevistados.
No Brasil, o engajamento dos jovens em questões de mudanças climáticas é crescente, mas ainda é considerado tímido para um país que ocupa uma parte substancial da Amazônia e tem papel fundamental para regulação do clima global. Por isso, o encontro reunirá lideranças jovens do Brasil, Chile, Alemanha e Inglaterra que irão compartilhar experiências de seus países e, também, traçar um paralelo com o contexto brasileiro.
O Encontro Internacional sobre Clima e Juventude contará com as presenças de representantes de organizações como Fridays for Future Brasil, movimento iniciado pela ativista sueca Greta Thunberg, Engajamundo, Youth Climate Leaders (YCL) e Consulado da Alemanha em Recife. A última fala ficará por conta do deputado federal Túlio Gadelha (PDT-PE).
O encontro será realizado no momento em que o Brasil vive um cenário crítico para o meio ambiente com o derramamento de petróleo na costa brasileira, onde mais de 90 municípios de nove estados do Nordeste foram afetados.
A partir da perspectiva dos jovens participantes, a ideia é explorar também pautas como ativismo e mobilização na perspectiva da juventude brasileira, educação climática, redes dos jovens no Brasil, aprendizados a partir da experiência de outros países no enfrentamento da crise climática e particularidades no contexto de um país em desenvolvimento.
Como o evento faz parte da programação da Conferência Brasileira de Mudança do Clima (CBMC), também é necessária a inscrição na página do evento . A CBMC é um encontro anual com organizações não governamentais, movimentos sociais, governos, comunidade científica e os setores privado e público brasileiro em três dias de diálogo e formulação de propostas para a implementação da Contribuição Nacionalmente Determinada Brasileira, segundo o Acordo de Paris e a Agenda 2030.
Serviço:
Data: 7 de novembro de 2019
Local: Sinspire, Praça do Arsenal – R. da Guia, 237 – Recife, PE – Conferência Brasileira de Mudança do Clima
Horário: 8h30 às 12h30
Parceiro: Fridays for Future Brasil
Facilitação: Karina Penha, Engajamundo
Inscrições gratuitas pelo link.
Programação:
8h30-9h: Café de boas-vindas
9h-09h10: Sessão de Abertura
-Maria Könning de Siqueira Regueira, Cônsul-Geral da Alemanha em Recife
-Alice Amorim, Coordenadora de Política Climática do iCS
-Nayara Almeida, Ativista do Movimento Fridays for Future (Brasil)
9h30-10h45: Engajamento dos jovens para o clima em perspectiva
-Rebecca Freitag, Fridays for the Future (Alemanha)
-Joyce Najm Mendez, Climate Reality Project (Paraguai)
10h45-12h: Perspectivas brasileiras
– Igor Vieira, Engajamundo (Recife)
-Cássia Oliveira Moraes, Youth Climate Leaders
-Mirin Ju Yan Guarani, jovem indígena do povo guarani
12h-12h20: Túlio Gadelha, Deputado-Federal pelo PDT-PE
12h20: Encerramento