[Foto: Great Green Wall]
Nossa probabilidade de seguir adiante aumentará se formos um pouco piegas, um tanto alarmistas e muito participativos. Temos sinais de que essa combinação é capaz de bons frutos, como mostram os exemplos de Greta Thunberg, dos voluntários nas praias do Nordeste e do plantio de árvores para conter o avanço do Saara
Por Ricardo Barretto*
Brincar que a virada do ano inaugura um novo momento na vida é um rito de respiro, que se configura a partir de retrospectivas, esperanças e desejos para o futuro. Essa tradição de criar um imaginário subjetivo e coletivo de renovação ganha outro tom na passagem para 2020. A partir de agora, as promessas e desejos de cada pessoa implicam uma contrapartida planetária.
Se você pediu conquistas materiais para um futuro melhor, este será desfrutado apenas em meio a alguma vitalidade ambiental. Para quem desejou coisas boas para os filhos ou netos, as alegrias de um caminho auspicioso dependem de algum equilíbrio climático. Se o pedido é por saúde, o corpo são ainda precisará de um ambiente sem catástrofes para se perpetuar. O voto é de paz? Ela depende cada vez mais da disponibilidade de recursos naturais e das condições de vida na sociedade. Mudanças na política? Qualquer cenário mais harmônico para este ou outro país se materializa apenas se as nações lidarem com os desafios socioambientais, que variam nos territórios, mas fazem parte de uma realidade integrada e inescapável. Somos a civilização da emergência!
Alguns podem ler essas palavras com desânimo, vislumbrando a nuvem ameaçadora no horizonte. Mas existe um aspecto poético e uma chance de redenção para a humanidade neste século XXI: estamos involuntariamente unidos em uma trajetória comum. Os conhecidos, os incógnitos e aquela pessoa ao lado cujas ideias soam intoleráveis. Incluem-se aí até mesmo os que têm mais recursos e poderão melhor se adaptar a contextos inóspitos caso o clima e a biodiversidade entrem em colapso. Porque sobreviver assim seria algo como viver em Marte: um exercício difícil, cheio de restrições, bastante isolado e provavelmente frustrante. Não soa como uma boa aposta num mundo onde o isolamento digital e o esgarçamento das relações de carne e osso já produzem uma epidemia de depressão.
Para chegar até o fim do século, podemos renovar as esperanças e lançar muitos desejos ao além. Mas para cada fio de otimismo temos que empenhar doses de envolvimento prático com a construção de um porvir que só será bom para cada um na medida em que leve em consideração o sistema integrado. Mora aí um outro sentido da palavra emergência: aquilo que surge do improvável, das contradições, das relações entre parte e todo, dos modos como uma ação alimenta outra, dos fenômenos que se desdobram exponencialmente.
Até outro dia ainda parecia aceitável vivermos com agropecuária sem floresta, cidades sem resiliência, consumo sem limites, economia sem natureza, política sem o socioambiental. Mas a opção de viver no planeta sem prestar atenção a sua essência entrelaçada chega à exaustão. E continuar por esse caminho significará perecer. É o que oficializaram os últimos cenários científicos sobre o clima; os incêndios na Califórnia, na Sibéria e na Austrália; as secas e enchentes na África e na Ásia; o fracasso da Conferência do Clima em Madri.
Parece piegas? Alarmista? Talvez. Mas nossa probabilidade de seguir adiante aumentará se formos um pouco piegas, um tanto alarmistas e muito participativos. Temos sinais de que essa combinação é capaz de bons frutos, como mostram os exemplos de Greta Thunberg e dos voluntários nas praias do Nordeste.
Vale resgatar ainda outro exemplo bastante simbólico e pragmático. Nas bordas do Saara, no Norte da África, os países do Sahel se juntaram para criar a Grande Muralha Verde frente ao avanço do deserto, que ameaça a economia, as condições de vida de milhares de pessoas e o equilíbrio ambiental de uma região enorme (foto acima). E estão fazendo isso plantando milhões de árvores em uma faixa de 8 mil quilômetros que será um sorvedouro de carbono da atmosfera e irá conectar diferentes países, perspectivas políticas, economias, culturas, contextos sociais. Nada mais piegas, alarmista e integrador.
Outro caldo bem temperado com pieguice, alarmismo e chamado à ação vem da campanha Countdown, da plataforma digital de conhecimento TED. A embaixadora da campanha é Christiana Figueres, aquela que relativizou os sinais avessos da política para liderar a costura do Acordo de Paris sobre o clima, em 2015. E agora evoca um grande movimento mundial, que une nomes de peso, informação sobre riscos, esperança para mudanças, e estabelecimento de ações concretas para lidar com a urgência climática.
Esses quatros exemplos falam das qualidades humanas que emergem para enfrentar desafios. Falam de como percepções sobre incômodos, riscos e oportunidades podem ser transmutadas em movimento, em ação. Falam das potências do intelecto e das habilidades do ser humano que emergem da integração entre órgãos, tecidos vivos, fluidos, impulsos elétricos, sensorialidades e da relação constante com o ambiente e as pessoas. Mas pode ser que esse discurso faça sentido e mesmo assim não mobilize o leitor a explorar suas possibilidades de influência e mudança em meio ao seu cotidiano.
Bem, a dose a mais de empolgação necessária pode estar da pele para dentro. Para quem se flagra como um corpo sem impulso para transformação – sem preenchimento até – o novo ano é a chance para cultivar práticas que alimentem sua “propriocepção”. Como assim? Prestar atenção ao caráter sistêmico do corpo é reconhecer, em uma dimensão reduzida, a mesma condição integrada que se replica nos fenômenos do planeta. Uma espécie de empatia “ecosubjetiva” que revela como micro e macromudanças podem ter efeitos relevantes para a reorganização do sistema como um todo. Mais do que isso, ativar a consciência corporal e possibilidades de criar outros modos do corpo mover estimula o sistema nervoso a formar sinapses que dão conta de pensamentos e ações fora do padrão cotidiano. E é essa mudança de padrões que se faz crucial neste momento.
As grandes e pequenas decisões, que darão o tom das enormes transformações que devem se operar nos próximos dez anos, virão de seres humanos que preenchem seu cotidiano de um modo ou de outro; que alimentam ou negligenciam seu universo de percepção e expressão no mundo; que percebem ou ignoram o caráter sistêmico do planeta e da sociedade.
Assim como o meio ambiente não sustenta mais ser tratado como uma obra de engenharia ou um repositório de recursos, os corpos humanos que almejam atravessar este século precisam abdicar de antigos modos de ser, reconhecendo e nutrindo suas complexidades e potências mobilizadoras. Honrar essa propensão à renovação gera condições para que emerjam as contrapartidas que o planeta vivo demanda de nós.
*Comunicólogo e educador somático. Pesquisa relações entre o corpo vivo, fluxos comunicativos e o ambiente. Diretor do ConeCsoma (www.conecsoma.com.br)