Congresso a ser realizado em abril debaterá as reações da opinião pública diante de fenômenos como desinformação, polarização política, crises ambientais, ameaças à democracia e desafios trazidos pela inteligência artificial. As inscrições estão abertas
Com o tema “Opinião pública, civismo e riscos globais na América Latina”, o XI Congresso Latinoamericano da World Association for Public Opinion Research (Wapor) no Brasil reunirá acadêmicos, consultores e profissionais do setor privado de pesquisas para abordar temas como os impactos da desinformação, a polarização política, os riscos globais como as crises ambientais e as ameaças à democracia, e os desafios trazidos pela inteligência artificial.
O evento será realizado na sede da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), entre 28 e 30 de abril. A Wapor Latinoamérica é uma rede de especialistas em pesquisas de opinião pública, comportamento eleitoral e comunicação política.
O congresso contará com 33 painéis de especialistas e 230 trabalhos acadêmicos apresentados por pesquisadores e profissionais de 17 países, tornando-se o maior evento sobre esses temas na América Latina. As principais lideranças da indústria de pesquisa, assessoria política e marketing eleitoral, bem como os maiores talentos acadêmicos e influenciadores da área, estarão presentes.
Entre as 50 sessões temáticas, três serão dedicadas a tópicos vinculados à mudança climática, à cultura ambientalista no Brasil e aos valores ambientais na América Latina. O evento também oferecerá cinco workshops gratuitos aos inscritos, proporcionando a oportunidade de aprofundar conhecimentos e práticas sobre pesquisa e comunicação política.
Três palestrantes de destaque internacional ministrarão palestras magnas sobre questões fundamentais para o cenário político e social atual:
- Pedro Magalhães, da Universidade de Lisboa, apresentará a palestra “Quem se importa e engaja pela defesa da democracia?”, discutindo as mudanças no comportamento democrático e o relacionamento dos cidadãos com a democracia nos tempos atuais.
- Fabián Bosoer, editor de opinião do jornal argentino Clarín (Argentina), abordará em sua palestra “¿O que sobrou da conversação pública?” as transformações no jornalismo de opinião, a influência da pós-verdade e os impactos da inteligência artificial na comunicação pública.
- Felipe Nunes, fundador da Quaest, instituto brasileiro de pesquisas, falará sobre metodologias de pesquisa eleitoral, com a palestra “Inovações metodológicas em pesquisas eleitorais”.
O congresso tem apoio de atores relevantes do ecossistema de pesquisas e geração de conhecimento como o Ipespe, IPpec, D3Systems, MBC Mori, The Roper Center e a Fundação Konrad Adenauer.
Mais informações aqui.