Com menos poluição e barulho, é certo que toda a obra de Gaudí vai ficar ainda mais encantadora. A cidade de Barcelona iniciou a implementação de estações de carregamento de energia para motocicletas elétricas. Até 2012, proprietários desses veículos poderão abastecê-los gratuitamente, sob a única exigência de um cadastro junto à prefeitura.
O projeto Live (Logística para Implementação do Veículo Elétrico) é uma parceria entre o município de Barcelona e empresas privadas e tem como objetivo dar força à mobilidade elétrica na área metropolitana. Na primeira etapa do projeto, serão implementados 15 postos de recarga, cada um com seis pontos de carregamento.
“A mobilidade elétrica é um motor de inovação e competitividade global. A sua implementação permite que a médio e longo prazos, todos sejamos beneficiados: contribui para reduzir as emissões contaminantes e melhora a qualidade do ar, reduz a poluição sonora e impulsiona o desenvolvimento industrial”, afirma o site do projeto.
O funcionamento é muito simples. Basta levar a moto até uma das estações, usar um cartão magnético nominal fornecido pela prefeitura e plugar o cabo de energia ao conector do veículo. Trata-se do primeiro sistema do mundo em que, além da gratuidade, o usuário pode contar com a possibilidade de gerenciar, 24 horas por dia, todo o seu histórico de recarga por meio do smartfone ou da Internet, além de agendar novos carregamentos nas estações e horários em que desejar.
O plano prevê a ativação de cerca de 220 pontos de recarga em toda a cidade até o final de 2011, voltados a motocicletas e carros elétricos. Como parte do incentivo ao uso do veículo elétrico, o projeto pretende também instalar estações para compartilhamento de motos elétricas em hotéis e universidades.
Os moradores de Barcelona ainda podem contar com um sistema de incentivos para a compra de carros e motocicletas elétricas, ajuda que pode cobrir até 15% do custo total do veículo. A cidade já é conhecida por seus programas de inovação em gestão do transporte urbano, o que lhe rendeu, em 2009, o primeiro lugar em estratégia de gestão mais inovadora em programas de mobilidade urbana da União Europeia.
A capital catalã está entre as cidades com os mais altos índices de poluição atmosférica da Europa, razão devida não só ao tráfego intenso, mas, principalmente, à sua localização geográfica, com ventos que não favorecem a dissipação dos poluentes. Em contraposição, a Espanha tem avançado na reformulação de sua matriz energética, tendo anunciado, inclusive, na semana passada, que a energia eólica foi a principal fonte utilizada pelo país no último mês de março, em comparação ao gás natural e à energia nuclear.
Segundo estimativas da prefeitura, Barcelona terá em suas ruas cerca de 2.000 veículos elétricos em uso até 2012. A ideia é disseminar as estações o quanto antes para absorver a demanda por energia.
No site do Live você confere todos os detalhes relacionados ao programa, além de mapas e informações sobre os veículos elétricos.