CERTIFICAÇÃO DA CANA
A Bayer CropScience e a Raízen (joint venture entre Shell e Cosan) se uniram para levar a 14 produtores de cana da região de Piracicaba (SP) o programa de certificação Valore, já aplicado pela empresa alemã nas culturas de uva e milho.
TESTE
Ainda na fase piloto, com previsão de conclusão no próximo semestre, o projeto contempla práticas como o sistema de gestão integrada e a preocupação com o meio ambiente e o bem-estar dos trabalhadores.
SEM INCENTIVOS
Os produtores rurais carecem de incentivos do sistema de crédito para regularizar a situação ambiental de suas propriedades. Soluções para o problema são apresentadas em estudo sobre
o financiamento agroambiental, lançado em março pelo Instituto Socioambiental (ISA).
TEM SOLUÇÃO
O trabalho do ISA recomenda a diminuição nos juros e a ampliação dos limites de financiamento
nas linhas tradicionais a produtores que seguem a lei. Conheça o estudo acessando socioambiental.org.
SIDERURGIA SE MOVE
O Instituto do Aço Brasil lança este mês o Protocolo de Sustentabilidade do Carvão Vegetal. Suas empresas associadas comprometem-se a exigir dos fornecedores o cumprimento das leis ambientais e trabalhistas. Confira em acobrasil.org.br.
REORDE
O Green Building Council Brasil recebeu
em fevereiro 36 pedidos para certificação Leed, a de maior aceitação na área da construção. Foi um número recorde de pedidos recebidos pela organização desde sua fundação, em 2007.
BOLSA BEM COTADA
Leitores da prestigiada revista britânica World Finance escolheram a BM&FBovespa como a bolsa mais sustentável da América Latina na edição de 2012 do “Exchanges & Brokers Awards”. A premiação faz jus à prolífica atuação da bolsa paulista no tema do desenvolvimento sustentável.
COMPROMISSOS
–A BM&FBovespa foi a primeira bolsa no mundo a aderir ao Pacto Global em 2004 e a pioneira
no bloco dos emergentes a se comprometer com os Princípios para o Investimento Responsável (PRI). Outro quesito avaliado na premiação foram seus dois índices socioambientais – o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) e o Índice Carbono Eficiente (ICO2).