Na mira do investidor
A influente organização americana Ceres, que reúne investidores e ONGs, publicou no final de abril o Mapa do Caminho para a Sustentabilidade. Das 600 companhias dos Estados Unidos incluídas no estudo, só um terço informa possuir metas de redução nas emissões de gases-estufa.
Leilão de carbono
A BM&FBovespa voltará, em 12 de junho, a leiloar créditos de carbono da prefeitura de São Paulo referentes a projetos de captura e queima de metano para geração de energia em aterros sanitários. Trata-se de créditos emitidos no âmbito do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) do Protocolo de Kyoto.
Certificação inédita
Um dos principais destaques da feira V Brasil Certificado, realizada de 10 a 12 de abril na capital paulista, foi a entrega da certificação da Rede de Agricultura Sustentável (RAS) à fazenda São Marcelo, do grupo JD, localizada em Mato Grosso. É a primeira vez no mundo que o selo é concedido a uma fazenda de gado.
PSA no Vale do Paraíba
O primeiro pagamento por serviços ambientais do Vale do Paraíba ocorreu em 16 de abril em Guaratinguetá (SP). Vai faturar R$ 2.692,24 ao ano o produtor que recuperar e conservar a mata na bacia do Ribeirão Guaratinguetá, responsável por 90% do abastecimento local. Mais em corredorecologico.org.br
Desempenho frustrante
Apenas 13% têm políticas efetivas de direitos humanos, um quarto possui sistemas significativos de governança e apenas 24% contam com algum grau de engajamento significativo das partes interessadas (stakeholders). O estudo pode ser baixado no site.
Energia do lixo
Serão ofertados no leilão Reduções Certificadas de Emissões (RCEs) equivalentes à redução nas emissões de 530 mil toneladas de CO2 equivalente no aterro Bandeirantes, que possui um dos maiores projetos do mundo em geração energética à base de lixo.
Concessões florestais
Durante o evento, que contou com 32 expositores e visita de aproximadamente 4 mil pessoas, o Serviço Florestal Brasileiro lançou os editais de concessão de áreas para manejo na Floresta Nacional Saracá-Taquera, no Pará, e na Floresta Nacional de Jacundá, em Rondônia, para o manejo florestal.
Treinamento verde
Unesco e The Planet Earth Institute assinaram acordo no mês passado para treinar jovens com habilidades em economia verde no Brasil, Argentina, Chile e Uruguai. Detalhes podem ser conferidos em planetearthinstituteworldwide.org.