A Unilever, mega-grupo que produz de pasta de dente a margarina e tem uma receita global da ordem de 46 bilhões de euros, lançou nos últimos dias dois desafios ligados à sustentabilidade numa jogada de marketing bastante inteligente.
O primeiro é um convite postado em sua página da web, em que a empresa elenca problemas que gostaria de resolver e convoca o grande público e as ONGs a proporem soluções que passem por novas tecnologias e designs inovadores. A lista de projetos inclui um método de remoção de gorduras de baixíssimo impacto; um chuveiro idem e um corante alimentar vermelho “natural, estável e de baixo custo”.
A multinacional lançou mão de um instrumento similar ao crowdsourcing, ou inovação colaborativa, que tem sido usado, com sucesso, no financiamento de toda sorte de projetos criativos. O assunto já foi abordado aqui no blog e na revista algumas vezes: Crowdfunding para o bem comum; O pensar da multidão e Um aplicativo para mudar o mundo. A empresa informa que a mera sugestão de soluções não garante, é claro, remuneração ou adoção da proposta, mas a troca poderia evoluir para um relacionamento comercial.
A segunda campanha, Sustain Ability Challenge, foi lançada pela Unilever britânica e envolve uma competição entre 12 famílias que terão de desenvolver novos hábitos e incorporar práticas mais sustentáveis e financeiramente vantajosas ao seu dia-a-dia. A meta é reduzir o volume de resíduos sólidos gerados em 25% e diminuir os gastos com alimentos em 15% num prazo de seis meses. Ela está sendo promovida em parceria com uma consultoria, que vai monitorar os progressos obtidos e mapear os momentos o comportamento dos consumidores para identificar os momentos de desperdício.[:en]
A Unilever, mega-grupo que produz de pasta de dente a margarina e tem uma receita global da ordem de 46 bilhões de euros, lançou nos últimos dias dois desafios ligados à sustentabilidade numa jogada de marketing bastante inteligente.
O primeiro é um convite postado em sua página da web, em que a empresa elenca problemas que gostaria de resolver e convoca o grande público e as ONGs a proporem soluções que passem por novas tecnologias e designs inovadores. A lista de projetos inclui um método de remoção de gorduras de baixíssimo impacto; um chuveiro idem e um corante alimentar vermelho “natural, estável e de baixo custo”.
A multinacional lançou mão de um instrumento similar ao crowdsourcing, ou inovação colaborativa, que tem sido usado, com sucesso, no financiamento de toda sorte de projetos criativos. O assunto já foi abordado aqui no blog e na revista algumas vezes: Crowdfunding para o bem comum; O pensar da multidão e Um aplicativo para mudar o mundo. A empresa informa que a mera sugestão de soluções não garante, é claro, remuneração ou adoção da proposta, mas a troca poderia evoluir para um relacionamento comercial.
A segunda campanha, Sustain Ability Challenge, foi lançada pela Unilever britânica e envolve uma competição entre 12 famílias que terão de desenvolver novos hábitos e incorporar práticas mais sustentáveis e financeiramente vantajosas ao seu dia-a-dia. A meta é reduzir o volume de resíduos sólidos gerados em 25% e diminuir os gastos com alimentos em 15% num prazo de seis meses. Ela está sendo promovida em parceria com uma consultoria, que vai monitorar os progressos obtidos e mapear os momentos o comportamento dos consumidores para identificar os momentos de desperdício.