Como assegurar a circulação da cultura e, ao mesmo tempo, remunerar os criadores? Com Sérgio Amadeu, Marcel Leonardi e Coletivo Lavoura Em São Paulo e com transmissão via internet.
O mundo gira em torno de ideias. No caldeirão da globalização, do desenvolvimento de tecnologias da informação somados a conexões virtuais orgânicas, o eixo central da geração de valor deixa de ser o conteúdo para ser o conhecimento. Surgem, a partir daí, novas tensões sociopolíticas.
Uma delas é a batalha ideológica e econômica em torno do direito ao conhecimento. Para muitos, o acesso livre e gratuito ao saber e à cultura que as novas tecnologias permitem é um vetor fundamental de redução dos desequilíbrios sociais. Mas, se restringir o acesso à informação e criminalizar os que dela fazem uso não é coerente, como assegurar um justo lugar ao sol aos diversos participantes do processo?
Participação de:
Sérgio Amadeu da Silveira: militante do Software Livre, sociólogo, professor da pós-graduação da Faculdade de Comunicação Cásper Líbero e autor de várias publicações, entre elas: Exclusão Digital: a miséria na era da informação.
Marcel Leonardi: Diretor de políticas públicas do Google Brasil. Advogado e um dos dos principais colaboradores na discussão do Marco Civil da Internet
Mediação de Inês Castilho: jornalista e pesquisadora
Abertura musical com o Grupo Lavoura: Quarteto que produz, de forma colaborativa, música eletrônica e instrumental. Eles levam a música brasileira para territórios urbanos e globais.
A partir das 21h30: fechamento com bate papo e cerveja!
Quando: 12 de dezembro de 2012, das 19h às 23h
Onde: Matilha Cultural
Rua Rêgo Freitas, 542 São Paulo
11 3256-2636
Transmissão: www.postv.org
Saiba mais: http://bit.ly/eprimaveras
**Primaveras se aliou à agenda do Preliminares, em um esforço colaborativo para pensarmos juntos mídia independente, mapeamento sociocultural, ativismo e estratégias de ocupação para 2013. A ideia é se conhecer mais e melhor.