O objetivo do curso é examinar e discutir como questões de sustentabilidade podem ser inseridas nas decisões estratégicas das empresas. Explora-se como o desenvolvimento do plano estratégico deve incorporar a análise de aspectos sociais, ambientais e econômicos.
Os principais objetivos de aprendizado são:
– Conhecimento sobre os processos de análise do ambiente competitivo e das pressões socioambientais e tendências macroeconômicas;
– Conhecimento sobre os recursos internos da empresa a interação com o ambiente competitivo e o desenvolvimento de capacidades dinâmicas;
– Análise do processo de criação de valor da empresa em sua interação com parceiros comerciais e demais stakeholders;
– Análise de cases de empresas de diversos setores.
CONTEÚDO
Os seguintes tópicos serão abordados durante o curso:
– Introdução ao conceito de estratégia
> Fundamentos econômicos, sociais e ambientais da análise estratégica
– Desenvolvimento de um plano estratégico
> Proposta de valor: análise do processo de criação de valor das interações da
empresa com seus parceiros de negócio
> Análise do mercado:
Análise do macroambiente e tendências
Análise do microambiente: 5 forças, complementadores e mapeamento de
stakeholders
> Análise interna:
Recursos internos: cadeia de valor e análise VRIO
Capacidades dinâmicas e interação com stakeholders
> Estratégias genéricas: custo e diferenciação
– Criação de valor e desempenho organizacional
INSTRUTORES
Regi Magalhães – Doutor e mestre em Ciência Ambiental pela Universidade de São Paulo (2010). Possui treinamentos realizados em Londres e Washington em responsabilidade social, negócios inclusivos e engajamento de stakeholders. Possui treinamento em gestão estratégica de cadeia de valor realizado no MIT (Massachusetts Institute of Technology) em 2012.
É gerente executivo do Uniethos, onde coordena programas de educação executiva e consultoria em estratégias corporativas, gestão de cadeia de valor e engajamento de stakeholders, com empresas dos setores automotivo, financeiro, construções, agricultura, químico e moda. É também professor de Finanças Sustentáveis no Master de Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas. Foi especialista em desenvolvimento social e sociedade civil da International Finance Corporation (World Bank Group). Realizou nos últimos 18 anos pesquisas e consultorias para governos, bancos, organizações sociais, instituições de pesquisa e instituições multilaterais. Foi consultor do PNUD, OIT, FAO e Sebrae.
Renata Brito – Doutora em Administração de Empresas pela FGV-EAESP (2011), MBA Rotterdam School of Management – Erasmus University – Holanda (2005), Bacharel em Administração de Empresas pela FGV-EAESP (1993). Professora Doutora em Estratégia e Sustentabilidade pelo Ibmec – Rio de Janeiro. Consultora independente pela One Advisory, com sólida de experiência profissional no mercado financeiro e em sustentabilidade. Professora convidada do UniEthos. Foi professora pelo Centro Universitário SENAC São Paulo e professora convidada FGV-EAESP nas disciplinas de Estratégia, Sustentabilidade e Finanças, atuando em cursos de graduação, MBAs, cursos de extensão e in-company. Foi coordenadora de finanças sustentáveis do Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV (2005-2008), desenvolvendo projetos, estudos e treinamento sobre a inserção de aspectos socioambientais no mercado financeiro. Foi pesquisadora pelo Centro de Estudos em Estratégia e Competitividade da FGV (2008). Pela Brooklyn Bridge – TBLI (Holanda-2004) desenvolveu propostas de fundos de Investimentos Socialmente Responsáveis. Trabalhou na ONG Amigos da Terra – Amazônia Brasileira (2002-2003) como coordenadora de Implantação do Projeto Balcão de Serviços para Negócios Sustentáveis, desenvolvendo plano de negócios para pequenos e médios empreendimentos da Amazônia. Na área financeira, no Citibank (1996-2002) e BankBoston (1993-1996), desenvolveu e gerenciou portfólios de operações de financiamento, leasing, trade finance e structured finance para clientes corporativos. Desenvolveu, também, programas de financiamento com risco partilhado e com risco em ativos.
A QUEM SE DESTINA
Empresários, gestores de empresas, executivos, consultores e profissionais desejosos de se tornarem agentes de mudança nas suas organizações, atuando na transformação do modelo de gestão atual em um modelo alinhado com os princípios da responsabilidade corporativa e da sustentabilidade empresarial.
SERVIÇO
Próxima turma: 19 e 20 de setembro de 2013
Duração: 16 horas
Horário: das 9h00 às 18h00
Local: São Paulo, SP
Investimento: R$ 1.330,00 (para empresas não associadas ao Instituto Ethos)
Descontos: 10% para associados ao Instituto Ethos (R$ 1.197,00), 5% para inscrições em mais de um curso, 5% para grupos acima de 3 pessoas (observação: descontos cumulativos)
Informações: entre em contato pelo e-mail lsilva@uniethos.org.br ou pelo telefone (11) 3897-2445. Horário de atendimento: das 9h às 18h, de segunda à sexta.