Sem se abalar com a desaceleração da economia, as operações brasileiras da Unilever faturaram R$ 15 bilhões em 2013 – 12,5% a mais que no ano anterior. “Sustentabilidade como modelo de negócio é a grande responsável pelo nosso crescimento no Brasil”, afirmou o diretor de comunicação e assuntos corporativos, Antonio Calcagnotto, durante evento da companhia.
O presidente da Unilever brasileira, Fernando Fernandez, ratificou o discurso do colega: “Nossos números mostram que não existe contradição alguma entre sustentabilidade e crescimento”. Fernandez explica que o Plano Global de Sustentabilidade move a inovação na criação de produtos mais ecoeficientes e a otimização de custos de produção, iniciativas que diferenciam o seu aumento de faturamento em relação ao de outras empresas do setor de bens de consumo (mais do Plano em entrevista à PÁGINA22). Como um dos resultados desse esforço, a Unilever apresentou uma redução de 12,5% das emissões diretas e indiretas de gases-estufa em 2013 na comparação com 2012.
SOJA NA MIRA
Uma das metas mais ambiciosas do Plano Global de Sustentabilidade da Unilever é obter 100% de sua matéria-prima agrícola de fonte sustentável até 2020 (confira o Relatório de Sustentabilidade 2013). O primeiro avanço concretiza-se com o óleo de palma, cujo volume total adquirido globalmente já tem a certificação Green Palm.
No Brasil, o desafio é estender a rastreabilidade para todos os insumos vegetais. Em 2013, um quarto do volume de açúcar adquirido veio de fontes certificadas pela iniciativa Bonsucro, que tem acompanhamento do WWF. Dois produtores de soja não transgênica já foram certificados pela Associação Internacional de Soja Responsável (RTRS), os primeiros do segmento no País.
A Unilever quer estruturar a certificação dessa matéria-prima no Brasil à semelhança do que foi feito com o óleo de palma no mundo. “Tendo em vista o contexto do desmatamento, convidamos outras empresas a fazerem parte da RTRS e se comprometerem com a certificação”, argumenta Lígia Camargo, diretora de Sustentabilidade da companhia no País.