A fome é mencionada 20 mil vezes diariamente entre os usuários do Twitter no Brasil mas, quase sempre as menções são relacionadas à satisfação imediata da fome. A Oxfam deu início em 01 de março a uma campanha propondo que eles conheçam e falem sobre os motivos que levam um bilhão de pessoas a passar fome em todo o mundo. A iniciativa é parte de uma campanha global sobre justiça alimentar chamada Cresça para garantir o direito à alimentação em um mundo com recursos naturais limitados. O endereço da página do Facebook é: facebook.com/campanhacresca
Durante as próximas semanas, quando alguém tuitar a palavra “fome”, poderá receber um tweet da campanha Cresça, convidando a conhecer na página do Facebook outros usuários que também tuitaram fome naquele momento. Na página, as imagens desses usuários formam um mapa do Brasil. Nela ainda é possível assistir a animações para entender o que está por trás do preço alto do que comemos e da desigualdade gerada pela maneira como produzimos e consumimos alimentos no mundo.
Além disso, comentários e sugestões serão levados para a Rio+20 e formarão um grande mural da campanha para mostrar a todos envolvidos no sistema alimentar que é preciso discutir, achar soluções e agir agora para evitar mais sofrimento.
A campanha, presente em mais de 45 países, conta com o apoio de celebridades como Coldplay, e Desmond Tutu. No Brasil, varias instituições participam da campanha, entre elas o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor – Idec e o Instituto para o Desenvolvimento, Meio Ambiente e Paz – Vitae Civilis e a AgênciaClick Isobar.
A Oxfam é uma associação de organizações que trabalham pelo fim da pobreza e da desigualdade em todo o mundo. Ela busca soluções para melhoria das condições de vida no planeta e apoia a sociedade civil organizada e movimentos sociais locais e internacionais que lutam por mudanças de práticas, crenças e atitudes que resultem em mais justiça entre os povos.