Mais uma vez, a projeção de um grande evento esportivo vira telhado de vidro para causas ambientais. A “guerra às focas” anual no Canadá está se tornando um enorme constrangimento para o comitê organizador das Olimpíadas de Invernos em Vancouver, que serão realizadas no ano que vem.
Coisa semelhante aconteceu com a China, muito criticada pelos altos níveis de poluição antes das Olimpíadas de 2008 e também com a Coréia do Sul, que sediou os Jogos em 1988, atacada pelo consumo de carne de cachorro na culinária local. Mas a barbárie contra as focas no Canadá nada tem a ver com hábitos alimentares. Serve ao sanguinário mercado de peles.
O vídeo ao lado mostra como esses animais são mortos a pauladas e esfolados ainda vivos. As imagens são horripilantes. Nem os filhotes, mais peludos que os adultos, são poupados. Para quem nunca viu um bebê foca, vale a pena fazer uma busca fotográfica. É difícil imaginar um bicho mais adorável.
A PETA, uma organização internacional pelos direitos dos animais, montou um hotsite chamado “Vergonha Olímpica” com várias opções de ciberação. Você pode enviar uma mensagem modelo aos organizadores de Vancouver-2010 para que usem a sua influência no combate à carnificina de focas. Basta preencher nome e e-mail. Também é possível baixar os banners da campanha para blogs e redes sociais.
Por fim, não custa lembrar que o Brasil também caminha para entrar nesse radar. É certo que Rio-2016 também deverá suscitar campanhas desse tipo. Quais serão nossos telhados de vidro? Façam suas apostas!