Após as recentes tragédias que atingiram algumas cidades na época do ano novo, foi montada uma rede de auxílio na web em favor das vítimas de enchente.
O Projeto Enchentes nasceu no twitter, quando Cristiana Soares (@cristalk) indagou seus seguidores sobre o que de concreto poderia se fazer para ajudar as pessoas. A plataforma surgiu há uma semana, como resultado de um esforço colaborativo.
O principal objetivo é agregar informações sobre pontos de alagamento, deslizamentos de terra, locais de abrigo e pontos de coleta de doações. Há um mapa interativo que distribuir esses dados e os fundadores oferecem ainda informações sobre como agir em situação de enchentes, medidas de saúde e segurança, entre outros.
Em entrevista ao blog Paisagem Fabricada, Cristiana disse que ainda há muito que pode ser feito. Uma de suas ideias é descobrir como rastrear as doações para evitar desvios.
Qualquer pessoa pode ajudar, desenvolvendo novos aplicativos ou complementando informações. Pra isso basta entrar em contato com os editores:
– Henrique Brandão: responsável pelo mapa – http://twitter.com/ikegalli
– Alexandre Feitosa: editor da seção “Serviços” – http://twitter.com/alelex88
– Lucas Guedes: editor da seção “Doações” – http://twitter.com/lucasguedes