Uma boa notícia para quem adora viajar mas sofre ao calcular a pegada de carbono das suas expedições.
O Solar Impulse HB-SI, primeiro avião movido exclusivamente a energia solar, decolou na última quarta-feira da cidade suiça de Payerne. O piloto Markus Scherdel voou a uma altura de 1.200 metros durante 87 minutos, encerrando com sucesso os sete anos de pesquisa que resultaram nesse protótipo.
Apesar da enorme envergadura (a distância de uma ponta a outra das asas), de 61 metros, semelhante à de um Boeing 747, o avião é levíssimo. Tem o peso de um carro pequeno. Seu motor, de 40 HP, é alimentado pelas 12 mil células fotovoltaicas que recobrem as asas.
“Nosso futuro depende da nossa capacidade de incorporar rapidamente as energias renováveis”, comentou Bertrand Piccard, que preside o projeto Solar Impulse, cujo objetivo final é desenvolver uma aeronave solar capaz de circunavegar o planeta em 2012. Ela deverá voar dia e noite, sem parar para abastecer, graças a uma bateria de lítio que vai viabilizar o vôo noturno.
O projeto é patrocinado por um grupo de empresas que inclui a farmacêutica Solvay, o banco Deutsche Bank e a indústria de relógios Omega.
Veja este vídeo que mostra o primeiro vôo do Solar Impulse:
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=0X_vluYuRZo[/youtube]