Por Flavia Pardini
Pense no meio ambiente antes de imprimir. A frase já se tornou lugar-comum, em especial no pé de mensagens de email, lembrando o recipiente que colocar aquelas mal traçadas linhas sobre papel gera impactos, e não só literários. Apesar disso, o consumo mundial de papel aumentou quatro vezes desde os anos 60.
A exemplo de outros produtos, a balança pesa mais nos países desenvolvidos: a Europa usa quatro vezes mais papel do que a média global. Para mais uma vez lembrar os consumidores de que os recursos naturais são finitos, a European Environmental Paper Network (EEPN), uma aliança de cinqüenta ONGs, lançou a campanha “Shrink – addressing the madness of over-consumption of paper” (Encolha – enfrentando a loucura do superconsumo de papel).
De acordo com a EEPN, a contribuição da indústria de papel para as mudanças climáticas – incluindo impactos nas florestas, produção, transporte e descarte – é três vezes maior do que a do setor de aviação (nota à pág. 9). A produção de 1 quilo de papel consome 98 quilos de outros recursos, diz o site da campanha (www.shrinkpaper.org). Ali, consumidores e fabricantes podem tornar público seu compromisso de economizar papel.