Diante dos embates que envolvem STF, o Executivo e a bancada ruralista no Parlamento, a mobilização indígena luta para a derrubada final do Marco Temporal, lei que significaria um desastre para centenas de povos. A peleja está em curso e, sem pressão da sociedade civil, o resultado poderá ser trágico para a conquista definitiva dos territórios indígenas sob litígio.
Browsing: Diário do Acampamento Terra Livre
A expectativa para o dia de hoje é imensa, pois haverá a primeira Marcha da ATL 2024, com o tema Emergência Indígena: nossos direitos não se negociam. Partimos em direção do Eixo Monumental e avistamos a multidão organizada. A massa compacta, multiétnica, colorida, com as delegações conformando a grande “Cobra do Tempo”, que tematiza o evento, se aproxima rapidamente
O tom inicial de celebração da presença de 8 mil indígenas no acampamento, nesta edição histórica de 20 anos, logo…
Na abertura do 20º Acampamento Terra Livre, Nosso Marco é Ancestral, Sempre Estivemos Aqui, a diversidade dos grupos revela-se na cor dos grafismos corporais, nas roupas, nos cocares e plumagens, nos cantos e danças que são, no evento, expressão política de luta pela demarcação da terra e gesto indignado contra o Marco Temporal aprovado pelo Congresso Nacional.