Em primeiro lugar, nosso muitíssimo obrigado a todos que participaram da pesquisa! Entre 04 de fevereiro e 03 de abril, obtivemos respostas de 209 leitores, o que configura uma amostragem significativa. De acordo com nossa política de transparência, detalhamos abaixo as respostas quantitativas e qualitativas, agrupadas da maneira que julgamos mais procedente. Para a elaboração dos gráficos qualitativos, usamos as respostas mais recorrentes, ou que expressavam, por meio de palavras diferentes, a mesma ideia.
Resultados quantitativos
Acesse aqui os dados completos.
Resultados qualitativos
O que você mais gosta em Página22?
O que mais agrada o leitor é a forma como a revista aborda os assuntos. Enfoques inusitados, ângulos diferenciados, criatividade, e olhar sistêmico, transversal e multidisciplinar chamam a atenção. Também é reconhecida a diversidade de pautas, que não se atêm apenas a meio ambiente, e sim interligam os mais diversos aspectos.
Agrupamos como “atualidade” os comentários que se referem à capacidade da revista de estar na vanguarda e atuar como um radar de tendências. Isso sem perder a “profundidade”, por meio de reflexões, provocação, consistência no conteúdo, compreensão de conceitos, coerência teórica e ampliação da visão de mundo.
“Diferenciação” significa que o leitor reconhece a originalidade na Página22. A revista é vista como única, ou seja, oferece um conteúdo que nenhum outro veículo publica, e foge ao lugar comum.
Também foi pontuado o que chamamos de “posicionamento”: coerência, transparência postura crítica, sinceridade, compromisso com a verdade, visão ponderada e imparcialidade.
Alguns conteúdos específicos foram especialmente destacados pelos leitores, conforme mostra gráfico abaixo:
O que menos gosta?
Aqui, convidamos o leitor a expressar suas opiniões desfavoráveis.
As maiores críticas destinaram-se ao design gráfico. Segundo as respostas, a legibilidade é afetada pelo tamanho da letra, pelo visual poluído e pela falta de infográficos.
O segundo alvo de reclamações é a dificuldade na compreensão do texto, com uso de termos muito acadêmicos e técnicos, densidade no texto, tendência à abstração sem conexão com a realidade e debate elitizado.
Por fim, houve leitores que reclamaram do fato de não receber a revista impressa e não poder comprá-la em bancas.
Para sanar essas questões, alteramos o projeto gráfico em abril de 2011, de forma a torná-lo mais agradável e atrativo. Em relação ao conteúdo, estamos atentos em oferecer material compreensível, conectado com a realidade, e que faça sentido ao dia a dia do leitor.
Quanto à distribuição da revista impressa, seria necessário aumento expressivo na tiragem para atender a todas as demandas. Em nosso modelo de negócios, optamos pela distribuição gratuita e dirigida do canal impresso, associado ao acesso livre de conteúdo no site – mediante licença Creative Commons –, como forma de democratizar ao máximo a informação sem inviabilizar financeiramente a revista.
O que te motiva?
Quem lê Página22 é especialmente motivado pelo interesse em se atualizar no tema da sustentabilidade e ficar a par das últimas tendências. Proporcionar reflexão é o segundo atributo que move o leitor – que usa a revista como fonte de inspiração e insights, e por meio dela amplia o conhecimento, a visão de mundo e areja suas ideias.
A utilização de Página22 como ferramenta para a formação profissional e aplicação de conhecimento no trabalho vem em seguida, praticamente empatada com o interesse e a preocupação dos leitores com os temas relativos à sustentabilidade.
Outros grupos relevantes de respostas dizem respeito à diferenciação, originalidade e veículo que é referência na área; posicionamento transparente, ético, confiável e coerente; qualidade editorial; relevância dos temas abordados; e diversidade de informações e ângulos, além de abordagem multidisciplinar e integrada.