A semana foi cheia de boas notícias no front da energia solar.
O custo dos painéis fotovoltaicos instalados caiu 11% nos últimos seis meses nos Estados Unidos segundo o Depatamento de Energia federal. Ele já havia caído 17% nos 12 meses anteriores, numa tendência de queda acentuada iniciada em 2008. O crescimento se explica, em boa parte, pela criação de um mercado via incentivos locais, estaduais e federais, o que ajudou a baratear a produção dos painéis e multiplicar a mão-de-obra especializada.
Na Europa, a tendência é similar. Os custos têm caído sistematicamente no continente ao longo dos últimos 20 anos e ainda poderão cair mais 50% até o fim desta década. Estudo divulgado no começo do mês pela Associação Européia de Indústrias do Setor Fotovoltaico estima que a energia solar será mais barata que a gerada por termelétricas a carvão a partir de 2013 em alguns países da região. No conjunto da Comunidade Européia, a energia solar deverá bater o carvão até 2020 (caindo para um custo na faixa entre 0,08 e 0,18 euros por quilowatt hora).
O mesmo deverá ocorrer na China a partir de 2015. O governo chinês anunciou que a capacidade de geração solar do país deverá chegar a 2 gigawatts até o fim do ano e o que o custo do quilowatt hora deverá cair progressivamente a 0,8 yuans (0,13 dólar ou 0,1 euro) nos próximos 14 anos.
Outra boa notícia divulgada esta semana é a do desenvolvimento de um sistema de rotação que permite que os painéis fotovoltaicos se movimentem conforme a posição do Sol, aumentando em até 40% a sua produtividade. Sistemas motorizados de rotação já existiam no mercado, mas o novo modelo, desenvolvido por uma norte-americana de 19 anos, dispensa motor. Eden Full, aluna da universidade de Princeton, produziu um protótipo composto de vários metais que dilatam de formas diferentes. Ele custa algo na faixa de US$ 10 – cerca de 60 vezes menos que os modelos motorizados. Sua manutenção também é bem mais simples e barata. A inventora levantou rapidamente os recursos necessários para a sua industrialização.
Veja o vídeo com a demonstração:
SunSaluter: $10,000 Winner of the EcoLiving 2011 Student Leadership Award from Scotiabank’s EcoLiving on Vimeo.