Um galpão desativado em Cidade Tiradentes, na Zona Leste de São Paulo, ganhou outro significado dez anos atrás – tornou-se o centro cultural do bairro. O resultado veio do esforço do grupo de teatro Instituto Pombas Urbanas para promover cidadania e lazer. Só em 2013, 20 mil pessoas passaram por lá para assistir a espetáculos, pegar emprestado um dos 9 mil livros na biblioteca ou fazer as aulas de música, entre outras atividades oferecidas. Foi uma iniciativa fundamental para que os moradores passassem a valorizar o próprio bairro – a duas horas do centro da cidade via transporte público.
O centro cultural do Pombas Urbanas é um dos exemplos que demonstram o elevado potencial cultural da periferia, mas nem sempre recebem a devida visibilidade. E é uma das 13 experiências retratadas no vídeo São Paulo – Criatividade Sem Limite, produção da empresa Garimpo de Soluções. O vídeo, feito para comemorar o aniversário da capital paulista, no começo do ano, apresenta casos de quem usou a criatividade para buscar soluções para os problemas sociais e urbanos, nos quatro cantos da cidade.
Acesse o vídeo e também conheça os voluntários que mantêm um trem ativo na ferrovia Perus-Pirapora (desativada desde 1983) para preservar a memória da cidade. E os jovens do Grajaú que montaram a TV Doc Fundão, um canal na internet para mostrar a realidade desse populoso bairro situado na periferia da Zona Sul paulistana.