Browsing: Reportagens

O mais importante acordo climático do mundo completa 10 anos, em um cenário global no qual o futuro do planeta precisa encontrar um caminho em meio a guerras e novas tensões geopolíticas.

Tema de impasses históricos nas Conferências das Partes das Nações Unidas (COPs) sobre o Clima, o debate sobre financiamento climático voltará ao centro das atenções em Belém, que receberá, a partir do dia 10, a COP 30. O Brasil, que ocupa a presidência da cúpula, herdou a missão de elevar a doação de países ricos às nações em desenvolvimento dos atuais US$ 300 bilhões a US$ 1,3 trilhão anuais. A demanda será apresentada em meio a um cenário geopolítico fragmentado, com a saída dos Estados Unidos do Acordo de Paris e a escalada de investimentos da União Europeia em defesa nacional.

A Conferência representa uma oportunidade de aproximar o debate climático das demandas por sistemas de saúde mais resilientes. Algumas das principais referências dessa agenda reúnem-se em webinário e reforçam a necessidade de um reconhecimento formal da medicina indígena no SUS

O cenário da inovação e empreendedorismo se descola dos grandes centros e se aproxima da base produtiva na floresta, engajando talentos ribeirinhos e indígenas rumo a uma nova economia da Amazônia

Cientistas, artistas, lideranças comunitárias e empreendedores se reuniram em nova edição do webinário Notas Amazônicas para tratar das integrações entre cultura, ciência e conhecimentos tradicionais como forma de enfrentar desafios para o desenvolvimento. Às vésperas da COP 30, a iniciativa reforça que a região deve ser entendida em toda a sua pluralidade. A série de webinários Notas Amazônicas é uma parceria entre Uma Concertação pela Amazônia a a Página22.

Longe dos grandes centros regionais, jovens egressos de universidades e instituições tecnológicas esbanjam criatividade e esforços de inovação e empreendedorismo. Fomos a campo, no chão na floresta, encontrar quem faz a diferença para inovar, desenvolver a sociobioeconomia na prática e construir um novo paradigma diferente da pobreza e do desmatamento. Voltamos com muitas histórias para contar.

A rede Uma Concertação pela Amazônia celebra cinco anos de existência em evento organizado em cinco atos, que exploram dimensões fundamentais para o futuro das Amazônias e se relacionam com temas estruturantes — do cuidado com os territórios à educação, da ciência às economias da floresta viva.