Informação para o novo século

Da redação

10.12.2010

Do PDF ao WWF

Comentários por Redação # em Da redação

COMPARTILHE:
  • Facebook
  • Twitthis
  • del.icio.us
  • FriendFeed
  • Google Bookmarks

 

wwfA organização WWF acaba de desenvolver uma ferramenta para impedir aquela impressão desnecessária, muitas vezes vítima de um clique desavisado ou do simples hábito de imprimir coisas. Trata-se de um formato específico de arquivo que não permite que o documento seja encaminhado à impressora.

Para usar o formato WWF, basta baixar e instalar um pequeno programinha. Na hora de salvar os arquivos, a opção “Save as WWF” aparecerá como uma das alternativas – o processo é parecido ao do PDF. O software também conta com versões em espanhol, françês e alemão.

Ao final de cada um dos textos salvos como WWF, é inserida uma página explicativa sobre os propósitos do novo formato. A função pode ser desativada a qualquer momento, mas serve para que os usuários de primeira viagem sejam incentivados a adotá-lo.

“Papeis são indiscriminadamente usados para imprimir documentos no mundo inteiro: páginas de websites, e-mails ou mesmo livros inteiros”, afirma a organização. Hoje, cerca de metade das árvores cortadas no mundo são destinadas à fabricação de papel.

O software é gratuito. À direita, veja o vídeo explicativo do recurso (em inglês).

Comentários

Comentários

  1. Duda Itajahy disse:

    A iniciativa até tem um bom sentido de educar as pessoas mas acaba que na prática fica no meio do caminho e toma ares marketeiros.

    Uma análise do formato WWF em http://impressoesverdes.wordpress.com/2010/12/08/arquivos-em-formato-wwf/

Revista Página 22 - Centro de Estudos em Sustentabilidade da EAESP - FGV
Alguns Direitos Reservados.