Venture, ensina o dicionário, é um investimento arriscado, mas com chances de bom retorno. É apostar em negócios que, embora não estejam no mainstream, são sementes da economia do futuro. Os interessados em conhecer alguns dos melhores empreendimentos com essa promessa têm endereço certo no dia 14 de dezembro: o III Fórum de Investidores em Negócios Sustentáveis do programa New Ventures Brasil (www.new-ventures.org.br).
Esse ano foram selecionados 10 empreendimentos, em setores como construção civil, energia, uso de biodiversidade, biocombustíveis, entre outros. Ao longo de seis semanas, os empreendedores foram orientados por mentores e, em dezembro, exporão seus planos a potenciais investidores em São Paulo. Nos dois anos passados, o programa apresentou 23 empreendimentos.
Uma iniciativa do World Resource Institute, o New Ventures no Brasil tem como parceiros o Banco ABN Amro Real e a Natura, e é executado pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces) da Fundação Getulio Vargas. Além do Brasil, o programa está presente em outros quatro países emergentes e conta com 140 empresas no portfólio.