As conseqüências físicas das mudanças climáticas globais podem demorar anos para se manifestar, mas as reações de governos, empresas e pessoas criam oportunidades de negócio a curto prazo.
A partir desse pressuposto, o Citigroup elaborou um relatório temático que identifi ca os desdobramentos relacionados ao aquecimento global e sua infl uência nos mercados. O banco identificou 74 empresas, de 21 setores e 18 países, que podem se beneficiar das novas condições climáticas e necessidades energéticas. E oferecer boas alternativas de investimento.
Foram consideradas implicações físicas, regulatórias e comportamentais já observadas, assim como tendências bem definidas.
O relatório ressalta que nem todas as oportunidades de investimento relacionadas à redução de emissões de gases de efeito estufa são benéficas ao meio ambiente. Como exemplo, cita efeitos negativos das alternativas ao carvão e ao petróleo: o lixo perigoso no caso da energia nuclear, a necessidade de grandes extensões de terra para os biocombustíveis, o que ameaça florestas nativas, e os impactos de turbinas eólicas para aves e morcegos.