Por Carolina Derivi
A partir de agora, vai ser difícil para os nova-iorquinos esquecerem a concentração de gases de efeito estufa na atmosfera. Um medidor de 20 metros foi instalado pelo Deutsche Bank Asset Management (DeAm) na esquina da Rua 33 com a Sétima Avenida.
O Contador de Emissões, como batizado pelo DeAm, foi desenvolvido por cientistas do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e apresenta um balanço em tempo real com base em dados fornecidos por dezenas de medidores espalhados pelo mundo. Na estreia, em 18 de junho, o painel gigante apresentava a marca de 3,64 trilhões de toneladas métricas de 22 diferentes tipos de gases de efeito estufa, à exceção do ozônio e dos aerossóis.
Segundo o MIT, a tendência de crescimento é de 2 bilhões de toneladas por mês. “Os gases do efeito estufa são invisíveis, por isso é fácil esquecer a velocidade com a qual essa concentração vem aumentando”, diz Kevin Parker, chefe mundial do banco. “O desafio de controlar as emissões globais é imenso e espero que a exposição dessas informações bem à vista do público incentive tanto os governos quanto o mercado a se adaptarem rapidamente a uma economia de baixa emissão.”
O número do Contador de Emissões também está disponível 24 horas no site www.know-the-number.com.