Donos de Hummers acreditam que são defensores do american way of life, de acordo com uma pesquisa divulgada por uma publicação especializada em consumo (leia a matéria, em inglês).
Pesquisadores de diferentes universidades investigaram primeiramente sentimentos anti-consumista de pessoas que se opõem a grandes redes e marcas — como Starbucks — e que acreditam que tal atitude é uma escolha moral diante do consumismo. Para eles, Hummers são o símbolo da decadência dos valores na sociedade.
(Se você concorda, vale visitar o site www.fuh2.com, em que pessoas injuriadas postam fotos em que mostram o dedo do meio para um Hummer)
Paralelamente, a pesquisa estudou a atitude dos donos dos carrões. Essas pessoas também usam o argumento da moralidade e se dizem defensores dos mitos fundadores da América, como o do rugged individual (espécie de arquétipo do herói americano, que luta pelos seus ideais com base na liberdade individualista) e boundless frontiers (expressão que dá título ao livro de James T. Wall sobre a história americana. Em tradução livre, seria algo como “fronteiras infinitas”).
No fim das contas, para os amantes do Hummer, anti-consumismo e anti-americanismo é tudo a mesma coisa. Durma-se com um paradigma desse….