Diego Gazola, Lee Andrade Wang e os dois especialistas ouvidos na reportagem Onde está o gosto da maçã concordam em mais um ponto: o de que as escolas precisam repensar seus modelos de aprendizagem, adaptando-se a essa nova realidade.
Para a educadora Cristiana Matos, estudiosa de ações inovadoras de educação e cultura digital, justamente por terem nascido num ambiente cheio de estímulos, com liberdade de escolhas e onde é possível se comunicar instantaneamente com muitos, os jovens estão vindo “plugados”, “multi-tarefas” e extremamente sociáveis.
“Eles estão mais questionadores das autoridades e com mais acesso a informações. Como a sociedade está migrando para colaboração mais do que competição em muitas instâncias, eles já questionam atitudes muito competitivas. Buscam trabalhar de forma mais socializada”, diz.
Todas essas mudanças trazem um grande desafio que é do lidar com uma criança e um adolescente completamente diferente daqueles das gerações anteriores. “O próprio cérebro dele já está formando conexões diferentes. E aí temos que repensar que habilidades e valores queremos passar para eles. O que realmente vai ajudá-los a se preparar para a vida nessa sociedade? Que dinâmicas e estratégias precisamos repensar? E o papel do professor?”
Cristiana dá algumas pistas, destacando que muitos teóricos defendem que o aluno precisa ser mais ativo no processo de aprendizagem, que o professor passará a ser mais um mediador do que um mentor, conduzindo o aluno em sua busca.
Por sua vez, a escola deixa de ser mera fornecedora de informações para ensinar como lidar com tantas informações. A escola passa a ensinar disciplina, síntese, criatividade, respeito e ética. “Também temos de fazer os contrapontos para que esta aprendizagem não se torne supérflua, para que não se percam a reflexão e o aprofundamento.”
No meio da discussão sobre o novo modelo de educação para as Gerações Y e Z, destaca-se o Grupo de Estudos online Educar na Cultura Digital formado por educadores e interessados que discutem propostas, idéias e sugestões sobre o assunto.