Leia a seguir, um artigo de Sergio Crude, gerente de sustentabilidade da Henkel.
Pessoas vivendo bem, dentro dos recursos limitados do planeta. Esta definição de Sustentabilidade do Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável serve de inspiração para muitas empresas criarem e conduzirem novas estratégias de negócios. E vemos cada vez mais companhias incluírem a preocupação com a sustentabilidade em seus discursos corporativos. Mas será que na prática, é isso que acontece de verdade?
PUBLICIDADEO recente estudo Os Desafios da Sustentabilidade na Indústria Brasileira realizado pela CNI, Confederação Nacional da Indústria, aponta que as empresas brasileiras ainda não valorizam tão fortemente o tema. De acordo com a pesquisa, muitos CEOs ainda percebem a sustentabilidade como algo oneroso e com retorno demorado.
Um dos grandes desafios das empresas é provar o retorno financeiro do investimento em práticas sustentáveis para o negócio. Há quem acredite que o esforço não compense, mas a verdade é que nenhuma companhia sobrevive se não preparar seus “business cases” considerando as dimensões econômicas, ambientais e sociais com o mesmo teor de importância em seus planos. A discussão do tema impulsiona as organizações a encontrarem novas formas de desenvolverem seus produtos e, consequentemente, levam à inovação e ao desenvolvimento da indústria.
Algumas empresas buscam transformar os desafios de sustentabilidade em novas oportunidades de negócios. A sociedade pressiona o empresariado, que procura por fornecedores de insumos e serviços econômica, ambiental e socialmente capacitados para atender as metas com as soluções mais eficazes e que supram as demandas do negócio. É o chamado círculo virtuoso.
Investir em sustentabilidade vale a pena. Além dos benefícios para o meio ambiente, sociedade e imagem corporativa, o retorno financeiro é certo. A inovação dos produtos leva a uma relação de confiança com os públicos e o retorno em vendas é só uma questão de tempo. Fazer mais com menos é o que todas as empresas deveriam buscar, pois este é o caminho mais acertado para que a sustentabilidade seja parte integrante dos negócios.
A Henkel, líder e pioneira neste assunto, sabe muito bem disto, já que a empresa conduz seus negócios levando em consideração as melhores práticas e já estabeleceu metas de redução de sua pegada ecológica para os próximos 18 anos.