A “Precificação de carbono e o Acordo de Clima 2015” foi o tema do Simpósio especial organizado pela International Emissions Trading Association (IETA) e a Harvard Project on Climate Agreements. O evento ocorreu em Nova York (23), um dia antes da Cúpula da ONU que reunirá líderes mundiais visando construir um momento político para adoção de um acordo global na Conferência da ONU sobre clima de Paris, em 2015.
Políticos e líderes executivos de empresas apoiaram e ressaltaram que o Acordo de Paris deve incluir um papel central para a precificação de carbono. A discussão focou em previsões específicas que o Acordo de Paris necessita para apoiar a ligação entre as diferentes iniciativas de comércios de emissões já existentes.
Entre os palestrantes estavam representantes dos governos do Reino Unido, Suécia, Califórnia, Shenzhen (China), Shell, Alstom, Statoil e Banco Mundial, além de participantes do Simpósio de vinte e um países.
O evento contou com a apresentação de uma pesquisa em desenvolvimento pela Harvard Project on Climate Agreements sobre a forma como o Acordo de Paris pode ligar sistemas de precificação de carbono já operação e futuros sistemas também. O produto final da pesquisa será apresentado na Conferência da ONU sobre Clima de Lima, Peru, em dezembro.
Guarany Osório