Interessante iniciativa do Projeto Saúde e Alegria: o Projeto Territórios de Aprendizagem, fruto da parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Santarém e do apoio do Programa Norte de Saberes da Fundação Carlos Chagas, surge com o intuito de trazer referências pedagógicas que possam contribuir no processo de conquista das melhorias necessárias à educação no contexto amazônico.
O programa compreende a escola a partir do conceito de território – espaço marcado não apenas pelas características geográficas, como também pelas relações humanas – auxiliando os sujeitos na compreensão de sua realidade, para que se tornem cidadãos mais críticos e reflexivos e que possam assim agir sobre ela.
O principal objetivo da iniciativa é colaborar para a redução do espaço entre o ensino formal e a realidade sociocultural e ambiental dos alunos, possibilitando a construção de uma aprendizagem significativa que resulte na melhoria dos indicadores de sucesso escolar. Para alcançar este objetivo, o conceito de comunidades de aprendizagem é trabalhado, onde o coletivo passa a valorizar e vivenciar seus saberes comunitários dentro escola.
Lívia Pagotto