A ineficiência de governos e empresas na adoção de medidas eficazes para atenuar ou se adaptar a mudança climática é a principal ameaça mundial em termos de impacto, conforme constata o Relatório de Riscos Globais do Fórum Econômico Mundial para 2016, desenvolvido pela Marsh & McLennan Companies. A Marsh é uma gestora de riscos globais e participou da elaboração do relatório de riscos globais publicado no Fórum Econômico de Davos, que ocorreu na última semana.
Esta é a primeira vez desde que o relatório foi publicado, em 2006, que um risco ambiental está no topo da classificação. Além dos impactos climáticos, o ranking também aponta como fatores de grande potencial de danos as armas de destruição em massa, crises hídricas, migração involuntária em grande escala e choque grave do preço da energia.
Neste ano, a pesquisa consultou 750 especialistas, que avaliaram 29 riscos globais separados por impacto e por probabilidade ao longo de um horizonte temporal de 10 anos. Além do potencial impacto, o estudo avaliou também a probabilidade de que cada um dos riscos ocorra. Nesse quesito, a migração involuntária em grande escala ocupa o primeiro lugar, seguida por eventos climáticos extremos, falha na mitigação e adaptação à mudança climática, conflito entre estados com consequências regionais e grandes catástrofes naturais.
Acesse o estudo completo aqui