Quer colocar os investimentos ou negócios de impacto em prática? Seguem dicas para empreendedores, acadêmicos, investidores, gestores públicos e privados:
PARA EMPREENDEDORES
Impacto garantido
O Modelo C, uma nova abordagem utilizada para comprovar a consistência dos negócios de impacto social, surgiu da integração de duas ferramentas que vêm sendo usadas até o momento, o Business Model Canvas e a Teoria de Mudança. Segundo guia de apresentação, disponível para download em www.cmodel.co, a nova metodologia valoriza e se nutre das duas anteriores, com o propósito de contribuir para amadurecer os negócios de impacto em sua capacidade de transformação da sociedade. O Modelo C pode ser usado em qualquer fase do negócio, da ideia até a escala. Seu objetivo é auxiliar os empreendedores a desenhar sua lógica de impacto associada ao modelo de negócio.
PARA ACADÊMICOS
Docência, pesquisa e extensão
O site da Rede de Professores do Programa Academia ICE é um espaço aberto a professores de instituições de ensino superior onde é possível encontrar ementas de cursos, artigos, vídeos, apresentações e acervo bibliográfico ligados ao tema dos investimentos e negócios de impacto. A iniciativa partiu de um grupo de professores que começou a se reunir em 2013, a convite do Instituto de Cidadania Empresarial, com o objetivo produzir e disseminar conhecimento sobre negócios de impacto e finanças sociais. A Rede reúne atualmente mais de 80 docentes de todo o País. Saiba mais em ice.org.br/blog-2019.
PARA INVESTIDORES
Alternativas com impacto
A Aliança pelos Investimentos e Negócios de Impacto lançou, no início de 2019, uma publicação que mapeia alternativas para investidores interessados em produtos financeiros de impacto social (acesse aqui). O trabalho, realizado com apoio do ICE e da consultoria Impactix, apresenta um panorama das oportunidades para alocação de capital para impacto, considerando: produtos financeiros, como fundos de venture capital e títulos de renda fixa; veículos para investimento direto, como as plataformas de financiamento coletivo; redes que identificam negócios para eventual investimento direto; e distribuidores de produtos financeiros de impacto de terceiros.
PARA GESTORES PÚBLICOS E PRIVADOS
Conexões poderosas
Faz parte da missão da Aliança pelos Investimentos e Negócios de Impacto atrair também governos. O guia Gestores Municipais Compram Soluções de Negócios de Impacto apresenta o conceito para gestores inovadores e sua conexão com eficiência e aperfeiçoamento de políticas públicas. A Aliança sugere haver espaço também para fortalecer a cadeia de impacto das grandes empresas como forma de gerar e proteger valor. Segundo o manual Oportunidades para Grandes Empresas, existem três motivações para conectar empresas ao campo dos investimentos e negócios de impacto: revisar ou fortalecer propósito; endereçar desafios internos e externos da operação; e estar atento às inovações.