Programa da Plataforma Parceiros pela Amazônia desenha plano estratégico para apoiar negócios de impacto na Amazônia durante a quarentena. Ampliação do prazo de financiamento e e-commerce são algumas das saídas
Entre as iniciativas que mudam uma chave de entendimento sobre o tipo de desenvolvimento possível na Amazônia estão os negócios de impacto, que geram impacto social e/ou ambiental positivo. Esses negócios, muitas vezes, estão em fases iniciais de suas jornadas, exigindo alguns ajustes para alcançar maior escala.
Nesse quadro se encontram os negócios que integram o portfólio do Programa de Aceleração e Investimento de Impacto da Plataforma Parceiros pela Amazônia. A iniciativa está em seu segundo ciclo – o primeiro foi em 2019. A cada ciclo são selecionados e apoiados 15 desses negócios de impacto, o que inclui workshops temáticos, mentorias, assessorias jurídica, contábil e de marca, bolsas para participação em cursos e eventos e encontros presenciais, responsáveis por conectar esses empreendedores e empreendedoras em nível mais pessoal, proporcionando trocas que não aconteceriam de outro modo.
Os 15 negócios do ciclo de 2020 mal iniciaram o processo de aceleração e a pandemia suspendeu os encontros presenciais. A primeira conexão entre os empreendedores ocorreu em fevereiro deste ano, durante imersão em um hotel de selva, onde eles compartilharam desafios, experiências e afetos, tendo como fio de ligação o empreender na Amazônia de maneira sustentável.
Deixar encontros presenciais de lado significa também, para muitos desses negócios, não se reunir com comunidades que integram suas cadeias produtivas. E na maior parte das vezes, deixar de comercializar seus produtos e serviços.
Tendo isso em vista, o Programa de Aceleração montou um Plano de Emergência para apoiar os negócios neste momento, ao mesmo tempo em que adaptou o programa para a modalidade virtual, transpondo para a tela os encontros, as trocas e as capacitações que seriam presenciais.
Cinco pontos de atenção
“Com o isolamento ocasionado pela pandemia, o Programa se reorganizou e tem nesses meses como principal norte ajudar os negócios a se fortalecer e serem resilientes, seja intermediando a flexibilização de pagamentos e empréstimos, oferecendo soluções logísticas que facilitem a venda à distância, com parcerias que ampliem o alcance de seus produtos e mesmo ofertando capital para se manterem em funcionamento. As atividades previstas para o ciclo de aceleração de 2020 continuam, mas adaptadas a essa situação”, diz Mariano Cenamo, coordenador do Programa de Aceleração e Investimento de Impacto do PPA.
O Plano de Emergência se estrutura em cinco pontos:
- Aumento de vendas e receitas, por meio de parcerias que potencializem comércio online, compras institucionais e campanhas;
- Programa de mentorias e rede de apoio, buscando qualificar os negócios em áreas como estratégia comercial, gerenciamento de crise, estruturação de negócios e desenvolvimento pessoal;
- Revisão de investimento, com flexibilização do cronograma de pagamentos de empréstimos revisão do plano de uso de recursos e remodelagem financeira para os próximos meses;
- Apoio à logística, com oferecimento de soluções de distribuição, parcerias com empresas de transporte e frete coletivo;
- Fundo emergencial de capital de giro, com aportes de R$ 16 mil a R$ 20 mil, como doação ou empréstimo a juro zero.
Em junho, começaram as mentorias à distância, oferecidas de modo customizado, de acordo com as necessidades de cada negócio. Os 17 mentores, voluntários, foram selecionados entre 106 inscritos e ajudarão os empreendedores em áreas como finanças, marketing, gestão, governança, desenvolvimento de produto, modelagem de negócio, estratégia comercial, e-commerce, dentre outras.
Também em junho, sete dos negócios que integram o portfólio do Programa acessaram o fundo de capital de giro, que promoveu aportes como doação, totalizando R$ 136,5 mil nesse primeiro momento. O recurso apoiará os negócios na formação de estoque e/ou garantia de compra das comunidades rurais e ribeirinhas, financiamento de projetos de prevenção ao Covid-19, alavancagem de vendas, apoio logístico, finalização de processos industriais, entre outros. O Programa avalia a possibilidade de uma segunda rodada de aporte, conforme disponibilidade de recursos.
Plataforma de empréstimo coletivo da Sitawi amplia prazos
A Sitawi Finanças do Bem, que em março promoveu uma rodada de investimento para cinco negócios de impacto acelerados pelo Programa por meio da sua Plataforma de Empréstimo Coletivo, está dando suporte aos empreendedores para enfrentar este momento. Com apoio do Instituto Humanize e da Usaid, fez um novo empréstimo de longo prazo aos negócios que participaram da rodada. Na prática, para os tomadores do crédito, é como se tivessem um período estendido de carência nos meses iniciais de pagamento do valor captado pela Plataforma.
“Cada investidor e parceiro da PPA teve que olhar para os recursos que tinha à mão e dar o melhor de si para apoiar os negócios de impacto, para que eles pudessem continuar firmes na sua missão. Foi uma ação muito coordenada entre os atores e financiadores em torno da PPA, para que a gente pudesse ter uma resposta muito rápida, que atendesse à demanda dos negócios e para que conseguíssemos apoiá-los”, diz Andrea Resende, gerente de investimento de impacto da Sitawi.
Parceria com Mercado Livre
Muitos desses negócios tinham pouca ou nenhuma familiaridade com e-commerce. No entanto, com a possibilidade de uma parceria com o Mercado Livre, maior plataforma de e-commerce da América Latina, vários deles começaram a promover a venda online de produtos da biodiversidade amazônica na plataforma.
“Entendemos que o comércio eletrônico pode ser uma alternativa para os desafios de comercialização e logística na região, e que o incentivo a esses empreendedores contribui para a geração de renda e para a conservação florestal no território, além de apoiá-los neste delicado momento de pandemia”, afirma Laura Motta, Gerente de Sustentabilidade do Mercado Livre.
A previsão é de que, até o final do ano, pelo menos 20 empreendimentos façam parte da iniciativa, e de que mais de mil famílias de 60 comunidades locais sejam beneficiadas com a ação. A ação se iniciou em junho, e em breve será possível ter um balanço das vendas para avaliar a parceria.
[Fotos: Primeiro workshop do Programa de Aceleração em 2020, realizado no fim de fevereiro, pré-pandemia/ Divulgação]