Ilustração: Denilson Baniwa
Está no ar o mais o novo episódio do podcast Pavulagem: “Patauí, o andarilho das noites“. Este é mais um dos seres encantados da floresta retratados na produção idealizada e produzida pelo jornalista amazônida Maickson Serrão. A produção traz histórias folclóricas, baseadas em entrevistas com ribeirinhos e indígenas de toda a Amazônia. Surgiu durante sua participação no programa Sound Up, do Spotify, no Brasil, e apresenta 12 episódios semanais.
“Os assobios, o latir dos cachorros e a madrugada anunciam o homem que chega sem ser convidado. Antes do sol nascer, este ser implacável leva o terror para a escuridão da Amazônia”, narra Serrão. Patauí é um personagem que se soma aos outros da temporada: Curupira, a mãe da mata; Taú, o pássaro que come gente; Macaca Guariba, mostrando que nem todo dia é do caçador; e Ingerada, a mulher que vira onça. Sim, não é só na novela que isso acontece. Há muitas histórias saborosas como essas na diversificada cultura amazônica.
Maickson Serrão cresceu ouvindo histórias de seres encantados da floresta na vila de Boim, às margens do Rio Tapajós, na Amazônia Paraense. Quando se mudou para a cidade, percebeu que seus amigos de outros cantos do país desconheciam as origens de seu povo. Foi, então, que entendeu a importância de dar voz aos contadores e fazer as histórias dos seres encantados da floresta ganharem o mundo. “A cultura oral é uma das grandes riquezas da Amazônia mas, com o passar do tempo e, mais recentemente com a pandemia, as vozes e os conhecimentos das comunidades tradicionais foram se perdendo”, comenta. Mas o resgate segue vivo, em alto e bom som.