O novo Plano Nacional de Educação (PNE), que determinará diretrizes, metas e estratégias para o sistema educacional do Brasil será votado no Congresso nos dias 29 e 30 de maio. Enquanto isso, a sociedade civil organizou um tuitaço para reivindicar mais investimentos ao ensino público. A manifestação virtual vai acontecer entre as 10h e 20h nos dois dias de votação.
Um dos pontos mais debatidos do PNE qual será o valor do PIB que o governo federal, os estaduais e municipais irão destinar à educação pública do País. O documento em votação, apresentado pelo relator da matéria e deputado Angelo Vanhoni (PT-PR), prevê 7,5%.
A Campanha Nacional pelo Direito à Educação, no entanto, quer um valor de, no mínimo, 10%. A rede tem como missão lutar pela ampliação dos direitos educacionais e para que cada vez mais pessoas sejam beneficiadas com um ensino público de qualidade. Por isso, criou o movimento “PNE pra VALER!”.
Segundo estudos da rede junto à Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação (Fineduca), menos de 10% do PIB nacional não é um valor suficiente para expandir as matrículas com um padrão de qualidade no País.
Entre as sugestões sugeridas de tuítes estão:
Deputados @angelovanhoni, @antonioroberto, @arturbruno #VOTA10 #PNEpraVALER!
Deputados @canzianialex, @chico_lopes, @dep_ivanvalente #VOTA10 #PNEpraVALER!
Acesso outros no site da Campanha.