Na semana passada, o Greenpeace Brasil lançou o jogo Solariza, com o propósito de destacar o potencial brasileiro para a produção de energia solar e deixar claro que não precisamos de usinas térmicas e nucleares em nossa matriz elétrica.
A ideia é simples: você pode se tornar um instalador de placas solares, marcar telhados em nossa plataforma e descobrir quanta energia e economia aquele teto poderia estar gerando. Enquanto isso, tem a oportunidade de aprender mais sobre o assunto, além de ajudar o Greenpeace a mapear o potencial real de cada região e cidade brasileira.
O jogo também tem uma meta real: quando tiver o equivalente a seis milhões de casas marcadas, uma entidade beneficente vai ganhar do Greenpeace Brasil a instalação de um sistema fotovoltaico. Neste “crowdroofing”, cada pessoa tem a oportunidade de se cadastrar na plataforma, doar um pouco do seu tempo e ajudar uma instituição (escolhida pelo público) a ganhar o sistema. Ao final, a pessoa que tiver participado mais do jogo também ganhará um sistema fotovoltaico.
Quer jogar? É só clicar aqui!
Para os que quiserem saber mais sobre o jogo, clique aqui. Confira também matéria que saiu no site da Revista Galileu.
Ricardo Barretto