O primeiro passo para impedir que políticos envolvidos em crimes graves possam participar da disputa eleitoral já foi dado. Em ação coordenada pela internet, a Avaaz – organização independente que visa garantir a representação dos valores da sociedade civil global em questões de interesse coletivo consguiu enviar 14.840 mensagens a deputados federais, que concordaram em levar o Projeto de Lei “Ficha Limpa” para votação.
A expectativa é que o projeto seja aprovado em tempo hábil para que tenha validade já nas eleições desse ano. A avaliação que a organização faz é de que em ano eleitoral não seria bom para os políticos vincularem sua imagem a algo negativo, e por isso a pressão que pretende fazer deve contribuir para acelerar o andamento do processo.
A campanha já conseguiu 1,5 milhão de assinaturas para apresentar a proposta de lei de iniciativa popular. Os parlamentares já concordaram em apresentar a lei. O próximo passo é convecê-los a votar de forma favorável ao projeto. O método é o mesmo da etapa anterior da campanha: enviar mensagens aos deputados cobrando a participação deles no processo de votação do projeto de lei, pressionando para que eles se manifestem de maneira favorável ao mesmo.
Para enviar sua mensagem aos parlamentares, clique aqui.
Em comunicado oficial, a Avaaz diz que pretende gerar “a maior mobilização anti-corrupção que o Brasil já viu para que eles não tenham dúvida de que tem o dever de votar a favor da ‘Ficha Limpa’. Temos pouco tempo para conseguir 2 milhões de assinaturas antes da votação. Essa lei mudará não só a política brasileira, mas mostrará ao mundo que unidos, cidadãos podem superar até os governos mais corruptos, lutando por um governo digno e honesto”.
Saiba mais.