A organização Botanic Gardens Conservation International (BGCI) está promovendo uma petição on-line para pressionar os países a adotarem a versão atualizada da Estratégia Global para a Conservação das Plantas na próxima Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), em outubro.
O primeiro documento foi assinado em abril de 2002, durante a sexta reunião da Convenção das Partes e teve validade até este ano. A segunda versão apresenta agora uma atualização do conjunto de metas orientadas para a conservação da diversidade de plantas.
Entre os pontos definidos, está a preservação de no mínimo 10% de cada região ecológica do mundo. Isso abriria caminho, por exemplo, para a discussão da biodiversidade além das florestas, protegendo outros ecossistemas – como caatinga e cerrado, no caso do Brasil. Outra meta é zerar o número de espécies ameaçadas pelo comércio internacional – como o mogno e o cedro brasileiros –, fazendo com que os países intensifiquem a fiscalização sobre sua produção industrial para impedir a utilização dessas plantas.
Segundo o BGCI, “apoiar a campanha ajudará a enviar uma mensagem consistente para a Conferência de que os países devem agir o quanto antes para impedir a extinção de espécies vegetais”. A Estratégia Global para a Conservação das Plantas é apontada como uma das maiores conquistas da CDB. As metas aprovadas em outubro terão duração do próximo ano até 2020.
O Botanic Gardens Conservation International desenvolve ações de conservação e educação ambiental em cerca de 800 jardins botânicos de 120 países. Para assinar a petição (em inglês), acesse aqui.