Browsing: Diário da Festa da Boa Morte

Embora apresentem certa dificuldade de mobilidade, as anciãs, na roda aberta, rodopiam e cantam com uma vitalidade fenomenal. “Samba é a vida”, diz uma delas. É preciso vivenciar a festa, participar das cerimônias e dos rituais sagrados e profanos, celebrar com as irmãs, integrar os cortejos, acompanhar a procissão, comer o caruru e o mungunzá, se arrepiar com o canto sagrado e o batuque do samba de roda no Largo d’Ajuda, dançar miudinho. Enfim, viver os folguedos e folias presentes nesses cinco dias.

A diáspora e a escravização de pessoas de diferentes povos africanos dissolveram laços familiares e consanguíneos de inúmeras famílias separadas pelo tráfico transatlântico. Buscando uma vida melhor, escravizados e alforriados convertidos ao catolicismo criaram as irmandades, construindo relações de “irmãos de compromisso”. As irmandades negras foram fundamentais ao criar uma rede de assistência a seus associados e agregados, comprando alforrias e cuidando da vida e da morte de seus irmãos.

As pessoas seguiam compungidas, e logo todos cantavam com as irmãs. Como um funeral, nesse dia de rito sagrado, a atitude diante da boa morte era contida, de devoção e contrição. Estamos em um momento inicial absolutamente sagrado da festa. A celebração da morte, o canto, para alguns esperançoso, podia indicar a passagem e o descanso da alma

Festejar a morte foi marca distintiva de alguns povos africanos que constituíram o Brasil e para cá trouxeram diferentes ritos fúnebres e concepções diversas sobre o além. E por aqui incorporaram também tradições católicas. Entre elas, destaca-se o catolicismo negro da Irmandade da Boa Morte, associação formada por mulheres, que completa 203 anos de existência e resistência. Aqui começa um mergulho nesta festividade e na ancestralidade negra do Brasil