Quando trabalhava no departamento de Estudos Ambientais da Universidade de Newcastle, na Austrália, o filósofo Glenn Albrecht cunhou a expressão “solastalgia”. É uma junção de “solace” (consolo, em inglês) e nostalgia. Serve para descrever a sensação de angústia associada a mudanças no entorno natural de um indivíduo. Ou quando a noção de nosso lugar no mundo é violada
Browsing: Ricardo Barretto
Conforme as alterações climáticas ficam mais evidentes no cotidiano, modificam simultaneamente os modos de ser da sociedade. Essa modificação afetiva…
O fenômeno de bloqueio das estradas que marcou os primeiros dias após a derrota do presidente Bolsonaro nas urnas é a metáfora eloquente para o legado de seu governo. Foram quatro anos de perturbação dos fluxos de cuidado na saúde pública e de aprendizagem na educação, entre outros. É urgente estimular um modo mais focado na formação integrada de seres humanos, a partir de fluxos e trocas no coletivo.
Por Ricardo Barretto* Lidar com uma democracia em crise no mundo digitalizado é uma ação que pede corpo integrado. Quanto…
Parte da dificuldade do grande público em digerir as novas informações que chegam dos estudos do IPCC está no fato…
Estar junto de corpo presente é lembrar que somos um povo para além dos mapas e infográficos sobre a pandemia…
Chama a atenção como a introdução da tecnologia 5G é recebida na sociedade com uma tranquilidade ora silenciosa, ora festiva.…
A escolha de Joe Biden e Kamala Harris – mas principalmente a derrota de Donald Trump – de um dia…
O verde que estava aqui virou cinza, virou pó, virou carvão de bicho, de planta, de vida Patas queimadas, terra…
Para que o modelo de negócio dos aplicativos de entrega seja viável, o entregador deve ser visto apenas por sua…