Formar um grupo capaz de discutir, desenvolver e apoiar as finanças sustentáveis na América Latina. Este é o objetivo do Fórum Latino-Americano sobre Finanças Sustentáveis (LASFF), lançado em abril, em São Paulo.
Os idealizadores do fórum apostam em três blocos de ação para alcançar o objetivo: educação, informação e debate. No primeiro bloco está programada a realização de cursos, palestras e treinamentos. No segundo, a constituição de um banco de dados on-line responderá às principais demandas de informação. Por fim, a as discussões serão promovidas com a criação de comitês temáticos dedicados aos assuntos prioritários, entre eles Princípios do Equador e Performance Standards, Bancos Públicos, Microfinanças e Produtos Sustentáveis.
Ajay Narayanan, diretor da International Finance Corporation (IFC), braço privado do Banco Mundial, explicou o interesse da instituição em promover a criação do fórum: “Identificamos a necessidade de os bancos aprenderem com eles mesmos. O LASFF tem potencial de ser o elemento que vai reunir todos esses atores na promoção da sustentabilidade”.
As próximas atividades já estão agendadas. Será realizada uma mesa-redonda com fundos de pensão e reguladores em 31 de maio, no Rio de Janeiro. Na seqüência, o fórum será oficialmente lançado em Buenos Aires, Santiago e Lima. Mais informações em http://www.lasff.org.