A internet está cheia de blogs de condenação a marcas ou de mensagens do Twitter que se propagam divulgando problemas com determinados bens e serviços. A tendência, na maioria das vezes, é a de reclamar; raramente escutamos algum elogio.
Há cerca de um ano, foi criado o portal “ElogieAki”, um espaço na rede reservado aos que querem expressar a sua satisfação com as empresas de quem compraram serviços ou produtos. Os elogios podem contemplar desde a qualidade das mercadorias até os serviços de atendimento ao consumidor ou de assistência técnica das marcas.
Segundo os idealizadores do site, Ana Fontes e Gildo Henrique, as notícias positivas e o poder do reconhecimento podem perpetuar boas práticas e ajudar as companhias a identificarem os efeitos de mudanças de atuação recém-adotadas. “Pessoas e empresas vivem na defensiva, só esperando o momento de responder as reclamações e se surpreendem quando recebem elogios. Muitas vezes é só o que elas precisam para começar ou continuar um trabalho bem feito”, revelam.
O portal já conta com mais de 10 mil acessos mensais e milhares de seguidores no Orkut, Facebook, Linkedin e Twitter. Além de empresas, quem acessa pode ainda elogiar profissionais do mercado. As duas categorias contam com rankings, que contabilizam os elogios para cada pessoa ou marca e dividem-se de acordo com o segmento de mercado, para as companhias, e o ramo de atividade, no caso dos profissionais. Entre as primeiras posições no ranking das empresas, figuram Brinquedos Estrela, Submarino e Natura.
Para elogiar, é necessário fazer um cadastro prévio, sem qualquer tipo de cobrança. Os comentários são disponibilizados em um banco de dados público. Conheça os detalhes do portal. Para fazer seu elogio, clique aqui.
Leia mais sobre a relação entre empresa e cliente, depois de quase 20 anos do Código de Defesa do Consumidor, na reportagem “Pra começo ou fim de conversa”, publicada na edição 40 de Página 22.